Reposição
Uruguaiana receberá novas doses da vacina contra covid-19 para crianças
Valter Campanato/Agência Brasil imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A vacina é destinada a crianças entre seis meses e menores de cinco anos
A partir da próxima segunda-feira, 30/12, o município receberá 200 doses da vacina Pfizer Baby, que será disponibilizada nas unidades de saúde. A vacina, que é destinada a crianças entre seis meses e menores de cinco anos, começará a ser aplicada em 2/1/25, mas, devido à baixa procura, estará disponível exclusivamente na Sala de Vacina Central.
Apesar de a cidade ter enfrentado um período de escassez de vacinas, com falta de doses entre 7 de julho e 4 de novembro de 2024, Uruguaiana não ficou completamente desabastecida. Segundo a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Eduarda Oliveira, ainda há um pequeno estoque de doses da vacina do laboratório Moderna, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 21 e a Sala Central. As doses disponíveis são válidas até 1º de janeiro de 2025, permitindo que a vacinação continue sem interrupções.
A vacinação infantil contra a covid-19 foi incorporada ao calendário básico de imunização desde janeiro de 2024, e o esquema vacinal completo com a Pfizer Baby inclui três doses: a segunda é aplicada quatro semanas após a primeira, e a terceira, oito semanas após a segunda. Crianças que já completaram o esquema vacinal com outra vacina também não precisarão de doses adicionais.
A distribuição das vacinas foi iniciada na última sexta-feira, 20/12, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), com a entrega de 42,2 mil doses para as Coordenadorias Regionais de Saúde, que repassam as vacinas aos municípios conforme a demanda. Uruguaiana, dentro dessa distribuição, já está recebendo as doses necessárias para retomar o atendimento à população infantil.
Com a chegada das vacinas, a Prefeitura reforça o convite aos pais e responsáveis para que busquem a imunização de seus filhos, garantindo proteção contra a covid-19, especialmente neste período em que as infecções ainda são uma preocupação.
Deixe seu comentário