URUGUAIANA JN PREVISÃO

Saúde

Uruguaiana registra morte por vírus sincicial

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O VSR é o responsável por 75% das bronquiolites.

A Secretaria de Saúde de Uruguaiana informou, na tarde desta quarta-feira, 12/7, que uma mulher de 36 anos, que morreu no último dia 9 é a primeira vítima fatal do vírus sincicial neste ano. A causa da morte foi confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública.

O vírus sincicial é um vírus respiratório comum que geralmente causa sintomas leves e semelhantes ao resfriado. A maioria das pessoas se recupera em uma ou duas semanas, porém pode ser grave, especialmente para bebês, idosos e pessoas com comorbidades.

O vírus sincicial respiratório (VSR) é um dos principais agentes etiológicos que causam infecções no trato respiratório inferior de lactentes e crianças menores de 2 anos no Brasil, sendo responsável por 75% das bronquiolites (inflamação aguda dos bronquíolos terminais, que são pequenas ramificações que conduzem o ar para dentro dos pulmões) e 40% das pneumonias (infecção dos pulmões).

Assim como os outros vírus respiratórios, o VSR é transmitido de pessoa a pessoa pelo contato direto com gotículas respiratórias eliminadas pela pessoa infectada quando tosse, espirra ou fala; ou de forma indireta pelo contato com superfícies e objetos contaminados nos quais o vírus pode sobreviver por várias horas.

Os sintomas aparecem geralmente dentro de quatro a seis dias após a transmissão e incluem: coriza (secreção nasal); espirros; tosse (podendo progredir para chiado); febre; dor de garganta; dor de cabeça; diminuição do apetite.  Esses sintomas geralmente aparecem em etapas e não de uma só vez. Em bebês muito pequenos, os únicos sintomas podem ser irritabilidade, diminuição da atividade e dificuldades respiratórias, incluindo apnéia.

Compositores de Uruguaiana participam da disputa de samba da Beija-Flor Anterior

Compositores de Uruguaiana participam da disputa de samba da Beija-Flor

SMS divulga orientações para vacinação até 14 de julho Próximo

SMS divulga orientações para vacinação até 14 de julho

Deixe seu comentário