URUGUAIANA JN PREVISÃO

Vacina contra covid

Vacinação infantil será a partir de quarta-feira

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A primeira etapa de vacinação covid-19 para crianças de cinco a 11 anos em Uruguaiana acontecerá a partir desta quarta-feira, 19/1, na Escola Municipal Cecília Meirelles. As aplicações serão iniciadas pelas crianças com comorbidades. Crianças quilombolas, independente de possuírem ou não comorbidades, também serão atendidas no Quilombo dos Fernandes nos próximos dias.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), serão três turnos na quarta-feira e na quinta-feira, 20/1, no ginásio da Escola Cecília Meirelles, das 8h às 11h; das 14h às 17h; e das 18h às 21h. Os menores precisarão estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Para receber o imunizante deverá ser apresentado documento com foto, CPF, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

Em caso de comorbidade não visível, é preciso apresentar atestado médico com CID, ou receituário de uso contínuo de medicação, ou carteira de identificação do agravo. Após a aplicação, a criança e o responsável serão encaminhados a um setor onde precisaram aguardar de 15 a 20 minutos, conforme determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Comorbidades

Nesta etapa, as comorbidades atendidas serão: diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Asma; Doenças Cardiovasculares (insuficiências cardíacas, cardiopatias hipertensivas, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatia, periocardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, prótese valvares, e dispositivos cardíacos implantados); Doenças Neurológicas Crônicas; Doenças Renal Crônica; Imunocomprometidos; Hemoglobinopatias Graves (doença falciforme e talassemia maior); Obesidade Grave; Síndrome de Down; Cirrose Hepática; Neoplasia.

Crianças com autismo, hiperatividades, ou histórico de convulsões serão vacinadas em outro momento. Essa regra não é válida caso haja comprometimento físico, com dificuldade de deglutição, ou risco aumentado de aspiração de alimento para vias aéreas, ou pacientes acamados, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Vacinação no Posto Central

Na quarta e quinta-feira desta semana, as equipes do Posto Central estarão dedicadas exclusivamente à vacinação das crianças da Escola Cecília Meirelles, sendo assim, durante o dia não haverá aplicação de vacinas - independente se for contra a covid-19 ou outra doença - no Posto Central. A Secretaria Municipal de Saúde informou também que a vacinação ocorre normalmente tanto na quarta como na quinta-feira nos demais postos do bloco desses dias.

Mudas de árvores

Durante a primeira etapa da vacinação pediátrica, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semas) doará 750 mudas de árvores nativas para as crianças. Os pais ou responsáveis poderão decidir se aceitarão a muda. A ação tem o objetivo de fomentar a educação ambiental e a conscientização dos pequenos em relação à importância da preservação ambiental e do reflorestamento.

Segundo o prefeito Ronnie Mello, "desde criança aprendemos a importância de cuidarmos do meio ambiente. Portanto, nada melhor do que unirmos a vacina - sinônimo de esperança - com a doação de uma muda de árvore, que ajuda na conscientização e proteção do nosso planeta".

Vacinação Noturna

A Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana realizará mais uma edição da vacinação noturna nesta quarta-feira, 19/1. A etapa será das 18h às 21h na esquina das Ruas Pinheiro Machado e Cabo Luiz Quevedo. Estarão disponíveis no local vacinas de primeira, segunda e dose de reforço contra a covid-19 e imunizantes contra o Influenza. Poderão receber a segunda dose aqueles que receberam a primeira até 24 de novembro. Já a dose de reforço será para os que receberam a segunda até 19 de setembro.


Manutenção visa facilitar movimentação de barcos Anterior

Manutenção visa facilitar movimentação de barcos

Teto do novo Centro de Triagem cai Próximo

Teto do novo Centro de Triagem cai

Deixe seu comentário