URUGUAIANA JN PREVISÃO

Senhores do Crime

Líderes do narcotráfico devem ser transferidos após operação

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Polícia Civil realizou nesta quinta-feira, 8/9, a Operação Senhores do Crime. A ação culminou na prisão de líderes de facções criminosas relacionadas ao tráfico de drogas no Rio Grande do Sul e que estão envolvidas em crimes como homicídios e atentados em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Diante disso, os planos da Polícia Civil são de transferir os comandantes das quadrilhas para outras unidades prisionais.

De acordo com o chefe de Polícia Civil, delegado Fábio Lopes, haverá mudanças, alterações e deslocamentos nas unidades prisionais do Estado e algumas lideranças deverão ser enviadas para o sistema federal. Segundo ele é preciso cortar o vínculo entre as lideranças e subordinados que estão nas ruas.

Durante esta quinta-feira, foram cumpridas 23 ordens judiciais de busca e apreensão na região metropolitana de Porto Alegre e 32 mandados de prisão temporária. Dessas ordens judiciais, cinco são no interior de casas prisionais, sendo que 15 indivíduos já se encontram recolhidos no sistema prisional.

Segundo a instituição, até o momento, a operação contabiliza 22 indivíduos presos. Também foram realizadas ações de apreensão de entorpecentes, celulares, computadores e dinheiro em espécie, além do bloqueio de somas financeiras em contas bancárias.

Investigação

As investigações iniciaram em abril de 2022, em decorrência de diversos crimes relacionados à disputa entre grupos de traficantes de entorpecentes que atuam em áreas centrais da Capital. A apuração comprovou que a série de homicídios ocorrida no primeiro semestre de 2022 em Porto Alegre foi resultado de disputa territorial e dívidas entre os grupos criminosos.

Apurou-se que as principais facções criminosas do Estado têm interligação e mantêm constante negociação, intermediando a compra de armas e drogas entre si e, inclusive, fazendo acordos em determinadas áreas de comunidades distantes e centrais em Porto Alegre. O inquérito policial também verificou que diversos carregamentos de drogas e armas, possivelmente de fora do país, são trazidos para a capital mensalmente.

Dentre os homicídios que o grupo criminoso é responsável, verificou-se que pelo menos cinco resultaram de determinação dos líderes criminosos. Estima-se que esse número seja maior, tendo em vista a série ocorrida em Porto Alegre no final do ano de 2021 e primeiro semestre de 2022, que estariam relacionados aos grupos.

A investigação verificou uma conversa entre dois indivíduos que ocupam posições de liderança nas facções criminosas, na qual se tenta chegar a um acordo sobre a divisão de área territorial de tráfico de narcóticos em Porto Alegre. Ao final do diálogo, foi verificado que os indivíduos não chegaram a nenhum acordo.


PRF fez a maior apreensão de skunk de sua história no RS Anterior

PRF fez a maior apreensão de skunk de sua história no RS

Motorista que atropelou criança na Setembrino é preso Próximo

Motorista que atropelou criança na Setembrino é preso

Deixe seu comentário