Papa Francisco, Liderança Espiritual Global: uma partida que ecoa no coração da humanidade
Detran RS
Operação desmanche completa seis anos

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Criada em 2016, a Força-tarefa Desmanche é uma política pública de combate à receptação e ao desmonte de veículos furtados e roubados que tem impactado positivamente na queda dos índices de criminalidade do Estado. Em janeiro deste ano o Rio Grande do Sul teve o menor número de roubo de veículos já registrado desde 2002, início da série histórica, correspondendo a uma queda de 77,8% na comparação com 2017 e 29% somente no último ano.
De acordo com o diretor técnico do Detran, Fábio Santos, "a Operação Desmanche é um trabalho conjunto de inteligência que une setores da segurança pública em um trabalho efetivo, coibindo a venda de peças sem origem e fechando estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações, o Estado garante ainda o comércio legal de peças rastreáveis e com procedência para quem precisar, trazendo muitos estabelecimentos à legalidade", afirma o diretor.
As peças com rastreabilidade de origem respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais e podem ser facilmente consultadas por qualquer pessoa pelo site do Detran. São mais de 9,3 milhões de peças à disposição nos 428 Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) gaúchos cadastrados na página.
Regularização do desmanches
O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado do Brasil a credenciar as empresas de desmanches. O processo para regularizar as atividades de desmanches, comércio de peças usadas e reciclagem de sucata veicular iniciou-se em março de 2011. O efetivo credenciamento se concretizou em 2015. Desde então, o RS conta com 443 Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) credenciados.
Com informações da SSP
Deixe seu comentário