URUGUAIANA JN PREVISÃO

POLÍTICA

Afonso Motta cumpre agenda em Uruguaiana

Gabriela Barcellos/JC - Legenda: Deputado Afonso Motta esteve na redação do CIDADE

Nesta terça-feira, 13/4, o deputado federal Afonso Motta (PDT) cumpriu agenda em Uruguaiana. Acompanhado pelo presidente da sigla no município, Marcelo Lemos, ele se reuniu com a direção do campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), visitou a Câmara de Vereadores, e se reuniu com correligionários. O político também fez uma visita à redação do CIDADE.

Mota explica que se reuniu com a diretora da Unipampa Uruguaiana, Cheila Stopiglia, para tratar sobre uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão que destinou ao projeto de construção do Hospital Federal do Pampa. “Esse recurso é específico para o hospital e por isso a Unipampa chegou a uma conclusão que não teria como receber esse recurso diretamente. Não teria como o recurso entrar nas contas da Unipampa é a Unipampa destinada para o projeto.  E a solução que foi encontrada, seria a entrada do recurso via Prefeitura Municipal e a Prefeitura repassar para a execução do projeto.  Essa foi nossa conversa. De qualquer m maneira, esse recurso está comprometido para o hospital”, diz.

À redação, Afonso Motta também falou sobre o projeto de sua autoria que trata sobre incentivos para a indústria química. Chamado de Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (Presiq). Entre outras diretrizes, o programa visa estimular a produção de produtos químicos mais eficientes e com menor impacto ambiental.

O texto tem o objetivo de apoiar a substituição tecnológica, a competitividade global, a integração nas cadeias globais de valor, a descarbonização, o alinhamento a uma economia de baixo carbono no ecossistema produtivo e inovativo da indústria química brasileira.

“Hoje nós temos o REIQ, que é o Regime Especial da Indústria Química.  E esse projeto visa substituir esse regime especial porque em 2027, com a reforma tributária, ele perde a validade. Então nós estamos criando uma legislação, que já está em tramitação, que ampliam os incentivos a partir de 2027”, explica.

“A indústria clínica brasileira é responsável por mais de dois milhões de empregos diretos e indiretos, de que tem faturamento de mais de US$ 120 bilhões, mas hoje padece de uma capacidade de competição porque os incentivos dados a outros países são muito maiores. É uma questão de competitividade.  Esse projeto vai garantir uma competitividade.

Questionado sobre seus planos para o próximo ano, Motta disse que deve buscar a reeleição mais uma vez, considerado a importância de a fronteira oeste ter um representante – o pedetista é natural de Alegrete e tem na região sua principal base.

“Nós temos um senador, um deputado federal e um deputado estadual. A gente tem vontade de construir outra liderança, mas hoje não tem.  Então eu vou continuar procurando o mandato de deputado federal, pela causa”, disse.

Sobre uma possível candidata pedetista majoritária, Afonso Motta diz que este cenário ainda está sendo discutido.

Hoje o parlamentar cumpre agenda no município de Barra do Quaraí, onde será recebido pelo prefeito Maher Jaber (PDT)

Afonso Motta cumpre agenda em Uruguaiana Anterior

Afonso Motta cumpre agenda em Uruguaiana

Vereadores querem desburocratizar liberação de alvarás para obras Próximo

Vereadores querem desburocratizar liberação de alvarás para obras

Deixe seu comentário