URUGUAIANA JN PREVISÃO

Progressistas sugerem criação de Conselho para proteção do Patrimônio Cultural

Eduardo Rocha - Proposta inclui a criação de um Fundo de Proteção, que servirá como fonte de financiamento para projetos de restauração e promoção cultural

A bancada do Progressistas no Poder Legislativo irá apresentar na sessão ordinária desta terça-feira, 1/7, uma indicação para que o Poder Executivo elabore um projeto de lei voltado à proteção do patrimônio cultural do município. A proposta prevê a criação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, da Equipe do Patrimônio Cultural (Epac) e do Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural. 

De acordo com os vereadores proponentes — Joalcei “Juca” Gonçalves, Celso Duarte e Egídio Carvalho —, a iniciativa busca garantir a preservação de bens de natureza material e imaterial que representam a memória, a identidade e a ação dos diferentes grupos formadores da sociedade uruguaianense. 

“A proteção do nosso patrimônio cultural é fundamental para manter viva a história e as tradições da cidade. Essa proposta estabelece instrumentos legais e institucionais que permitirão políticas permanentes de valorização e conservação”, destacam os parlamentares, ao justificar a indicação. 

Pelo projeto, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural terá caráter deliberativo e consultivo, com a função de auxiliar na formulação e fiscalização das ações relacionadas ao tema. Já a Epac atuará tecnicamente na identificação, avaliação e proposição de tombamentos ou registros. O Fundo de Proteção, por sua vez, servirá como fonte de financiamento para projetos de restauração e promoção cultural. 


Indicação propõe fornecimento de refeições aos Caps Anterior

Indicação propõe fornecimento de refeições aos Caps

Reunião aberta debate Hospital Universitário do Pampa Próximo

Reunião aberta debate Hospital Universitário do Pampa

Deixe seu comentário