URUGUAIANA JN PREVISÃO

Educação em Casa

AL mantém veto ao projeto do homeschooling

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O plenário da Assembleia Legislativa manteve, em sessão realizada nesta terça-feira, 24/8, o veto do governador Eduardo Leite (PSDB) ao projeto de lei que autorizava a educação domiciliar, o chamado de homeschooling.

De autoria do deputado Fábio Ostermann (Novo), o PL 170/19 tornaria o RS o primeiro estado brasileiro a regulamentar o homeschooling. A matéria havia sido aprovado plenário da Assembleia no dia oito de junho e vetado pelo governador no dia 2 de julho. O veto estava pronto para ser analisado desde o dia 18 e trancava a pauta de votações.

Ao vetar o projeto, o Governador alegou que a proposta é inconstitucional. No entendimento da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a regulamentação do tema deve ser feita pela União.

O tema certamente dividiu os deputados, pois a votação do veto foi apertada: 24 deputados votaram pela manutenção do veto e 22 foram contrários à decisão do governo. Com o resultado, a proposta será arquivada.

O projeto previa que alunos poderiam ser ensinados em casa, "sob o encargo dos pais ou dos responsáveis pelos estudantes, observadas a articulação, supervisão e avaliação periódica da aprendizagem pelos órgãos próprios dos sistemas de ensino, nos termos das diretrizes gerais estabelecidas por esta lei".


Refis deverá ser prorrogado Anterior

Refis deverá ser prorrogado

Próximo

Governo lança projeto para qualificar atendimento

Deixe seu comentário