Inclusão
Dia da Síndrome de Down é registrado na Câmara
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) fez uso da tribuna livre da Câmara de Vereadores durante a sessão ordinária desta terça-feira, 23/3, para explanar sobre o Dia da Consciência da Síndrome de Down, comemorado no último domingo, 21/3.
A diretora da Escola da Educação Especial Recanto Amigo, Simone Paulo Murrilo, falou da luta dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e seu exercício plena da cidadania. A APAE é uma instituição filantrópica que possui 300 assistidos nas áreas de assistência social, saúde e educação.
A entidade possui 93 alunos matriculados. A fim de manter o pleno desenvolvimento das atividades a escola tem parceria com Secretaria de Educação do Estado e Prefeitura, e apoio de suma importância através da comunidade no setor de telemarketing e Nota Fiscal Gaúcha.
Dentre as ações pedagógicas adotadas prioriza-se o trabalho das potencialidades dos escolares, sua autonomia e independência, socialização, cidadania, entre outros valores. Além a equipe pedagógica, destaca-se a equipe multidisciplinar em saúde e assistência social, também os voluntários. "O dia da síndrome de down é uma data de reflexão, engajamento, fortalecimento e também, por que não dizer, chamamento para que os olhares da comunidade se voltem a essa causa. A Apae vivencia há mais de 50 anos em Uruguaiana o quanto essas pessoas têm potencialidades", afirmou Simone.
Deixe seu comentário