URUGUAIANA JN PREVISÃO

Direitos

Doenças ocultas serão abordadas em semana de conscientização

Madalena Christofari - CMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A proposição é da vereadora Marcia Fumagalli, do Republicanos.

 Um projeto de lei votado na Câmara de Vereadores de Uruguaiana vai garantir a ampla discussão das chamadas “doenças ocultas”.  A proposição da vereadora Marcia Fumagalli (Republicanos) foi votada no dia 18 de abril e instituí a criação de uma semana específica para discussão do tema. O trabalho deve ser desenvolvido pela Prefeitura de Uruguaiana através da Secretaria de Saúde e participação da Secretaria de Desenvolvimento Social.  
A semana de debates deve ocorrer em dezembro, entre os dias 1º e 5.  “Existe uma gama de direitos garantidos pelas pessoas com deficiências ocultas, sendo fundamental o amplo conhecimento de todos, desde os beneficiários até empresas e instituições públicas. Também conscientizar a sociedade sobre diagnóstico e cuidados”, disse Marcia. 

Conheça algumas doenças silenciosas e quais exames podem diagnosticá-las. 

Colesterol Alto: uma das doenças silenciosas mais comuns, acontecem quando os níveis de LDH (colesterol ruim) estão altos no sangue, muitas vezes só se percebe a doença quando há um infarto ou um derrame. O exame indicado para esse diagnóstico é o exame de colesterol total, que mede o nível de colesterol no sangue. 

Diabetes: doença com grande incidência entre a população, e pode passar anos despercebida. Ela é causada pelo aumento da glicemia no sangue que vai lesando vasos e nervos, causando problemas mais sérios conforme sua evolução. Um simples exame de glicemia, feito em jejum, pode diagnosticar esse mal. 

Anemia: ocorre por falta de nutrientes no corpo como ferro ou vitamina B12, ou quando as células vermelhas do sangue, que transportam oxigênio, estão em baixa quantidade. A única maneira de descobrir a anemia é com um hemograma completo, pois os sintomas não são suficientes para o diagnóstico. Em caso de dúvida procure seu médico para investigar melhor e um laboratório de confiança para realizar seus exames. 

 


Programa “Doar para Construir” é aprovado na Câmara Anterior

Programa “Doar para Construir” é aprovado na Câmara

Criança está desaparecida Próximo

Criança está desaparecida

Deixe seu comentário