Eleições
Justiça Eleitoral defere candidatura petista à prefeitura
Arquivo pessoal/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Falta o deferimento de três candidatos à prefeitura.
Nesta sexta-feira, 30/8, a Justiça Eleitoral deferiu a candidatura do professor Ilson Dias da Silveira (PT) e Patrícia de Oliveira Rex (PSOL). O candidato à prefeitura de Uruguaiana, Professor Ilson, tem como vice Paty Rex.
Os candidatos estão concorrendo pela coligação “Uruguaiana Democrática e Participativa”. A aliança é formada pelo PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede.
Ilson Dias da Silveira tem 56 anos, é doutor em Ciências da Saúde com ênfase em Fisiologia, mestre em Bioquímica e graduado em Farmácia. Atualmente exerce atividade como professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na área de Bioquímica Básica e Clínica do curso de Medicina. O doutor tem uma extensa atuação acadêmica e é fluente em três idiomas, além do Português.
Patrícia de Oliveira Rex, tem 34 anos, é líder do PSOL de Uruguaiana, trabalha como hair designer e atua na linha de frente de movimentos como feminismo e direitos da comunidade LGBTQIAP+.
Aguardam julgamento os pedidos de registro de candidatura de outros três candidatos. Um deles, Caio Riella, teve sua candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral.
Julgamento dos pedidos
Os juízes eleitorais julgam cada pedido de registro no prazo de três dias após a conclusão dos autos pelo cartório. O magistrado verifica se a candidata ou candidato atende às condições de elegibilidade previstas na Constituição Federal, como idade, domicílio eleitoral e filiação partidária. Nesse momento, o juiz também analisa as questões trazidas a seu conhecimento em cada um desses pedidos, como, por exemplo, impugnações apresentadas com base na Lei Complementar 64/1990, que trata das inelegibilidades, inclusive as relacionadas à Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010).
A publicação da decisão é feita no mural eletrônico. Se o pedido de registro for rejeitado pelo juízo eleitoral, cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Deixe seu comentário