URUGUAIANA JN PREVISÃO

Em trâmite

Pl obriga agressores de animais a pagar por tratamento veterinário

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Foi realizada nesta quinta-feira, 10/3, na Câmara Municipal, a primeira discussão sobre o Projeto de Lei (PL) que prevê que agressores de animais sejam obrigados a pagar o tratamento do animal maltratado.

O PL foi protocolado pelo vereador Celso Duarte (PP) e deve agora voltar ao plenário para a segunda discussão e votação. Caso seja aprovado, ficará determinado que, em todo crime de mau-trato cometido contra animais no âmbito do município, as despesas de assistência veterinária e demais gastos decorrentes da agressão serão de responsabilidade do agressor.

O agressor também ficará obrigado a ressarcir a Administração Pública Municipal de todos os custos relativos aos serviços públicos de saúde veterinárias prestadas para o total tratamento do animal.

Segundo a justificativa de Delgado para a apresentação do projeto, a lei "visa cumprir com o dever do Estado de zelar pelo bem-estar animal. Além da responsabilização criminal, é necessário responsabilizar o agressor pelos danos decorrentes do seu ilícito".

A Constituição Federal, em seu art. 225, veda qualquer prática que submeta os animais a crueldade ou agressão. Segundo o dispositivo "é dever do Estado e da coletividade zelar pelos animais e, ao mesmo tempo, impedir práticas que os submetam a crueldade". 

Mais de mil leitos de UTI covid serão fechados no Estado Anterior

Mais de mil leitos de UTI covid serão fechados no Estado

Nova empresa deve ser contratada para finalizar obra abandonada Próximo

Nova empresa deve ser contratada para finalizar obra abandonada

Deixe seu comentário