URUGUAIANA JN PREVISÃO

Santa Casa

Prefeitura e HSCU defendem certificação em reunião com Mourão

Divulgação / HSCU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O credenciamento do Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) como hospital de ensino (HE) junto ao Ministério da Educação foi tema de duas reuniões nesta quarta-feira, 9/2, em Brasília. O secretário de Governo, Paulo Fossari, e a gestora administrativa do HSCU, Thaís Aramburu, se reuniram com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e ainda com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.

Inicialmente, a agenda foi com o ministro Ribeiro e, posteriormente, com o Vice-Presidente. Em ambos os encontros, estiveram presentes também o deputado estadual Tenente Coronel Zucco, o Coronel Mário Andreuzza, e o general Oswaldo de Jesus Ferreira, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Eberh).

Esta é a terceira rodada de agendas da Prefeitura Municipal e do HSCU, em Brasília, em busca do credenciamento.

Os hospitais de ensino são aqueles em que são desenvolvem ações de docência, pesquisa e prestação de serviço de alta complexidade, pautadas nos princípios e diretrizes do SUS. Na prática, o HSCU já desenvolve tal trabalho, visto que serve de campo prático para alunos dos cursos de graduação em enfermagem, nutrição, fisioterapia, medicina e medicina veterinária, além de residência em urgência e emergência para enfermagem, nutrição e fisioterapia.

No entanto, com a certificação vem a destinação de verbas para ajudar o hospital a custear a presença desses alunos na instituição, o que atualmente não existe, cabendo ao próprio hospital arcar com estes custos - contando apenas com convênios junto às instituições de ensino. "Novamente esse pleito, mas pela primeira vez com o Vice-Presidente. Eles estavam cientes do nosso pedido porque houve uma conversa prévia, através do coronel Andreuzza, e a nossa impressão é de que foram bastante receptivos. Da forma como fomos recebidos tanto no Ministério da Educação, quanto pelo Presidente da Eberh, quanto pelo general Mourão, estamos bastante confiantes", avalia Thaís Aramburu.

Atualmente há 43 hospitais com pedidos de certificação como hospital de ensino em tramitação. A análise destes pedidos cabe a uma comissão designada pelos ministérios da Saúde e da Educação. 

RS tem primeiro superávit orçamentário em 12 anos Anterior

RS tem primeiro superávit orçamentário em 12 anos

Pl que amplia verba para serviço de cardiologia da Santa Casa será votado Próximo

Pl que amplia verba para serviço de cardiologia da Santa Casa será votado

Deixe seu comentário