URUGUAIANA JN PREVISÃO

Correção

Senado aprova projeto para redução de tarifa de energia elétrica

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Senado aprovou nesta quinta-feira, 13/5, um projeto que propõe a redução das tarifas de energia elétrica por cinco anos. O projeto, agora, segue para a análise da Câmara dos Deputados.

A proposta do Partido Liberal (PL) é devolver ao consumidor o valor de tributos pagos de forma indevida. O que foi recolhido de maneira errada será devolvido em forma de redução de tarifa. O projeto original descontava das tarifas de energia elétrica, pelos próximos cinco anos, o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido indevidamente pelas distribuidoras de energia elétrica.

No entanto, em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou o entendimento de que o ICMS cobrado das distribuidoras, e que é repassado aos consumidores, não deve compor a base de cálculo do Programa de Integração Social (PIS)/ Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) pago por elas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que estão envolvidos cerca de R$50,1 bilhões nessa decisão. Isso poderia proporcionar descontos médios de 3% no valor das faturas emitidas.

Além disso, a agência cogita abater essa quantia de aumentos futuros nas tarifas de energia, como é previsto nos contratos entre empresas concessionárias e o Estado.


Governo sinaliza com diferimento de ICMS para minimizar crise Anterior

Governo sinaliza com diferimento de ICMS para minimizar crise

Aprovado projeto para instituir Banco de Materiais Ortopédicos Próximo

Aprovado projeto para instituir Banco de Materiais Ortopédicos

Deixe seu comentário