"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Cultura lamenta perda de Aldyr Garcia Schlee
Diário Popular de Pelotas imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A cultura do Rio Grande do Sul perde muito com a morte do escritor Aldyr Garcia Schlee, um dos grandes nomes da literatura contemporânea gaúcha. Nascido em Jaguarão, Schlee completaria 84 anos nesta quinta-feira, 22/11. Schlee vivia há muitos anos em um sítio em Capão do Leão, próximo a Pelotas. Lutando contra um câncer de pele desde 2012, Schlee estava internado há dez dias no Hospital Beneficência Portuguesa, em Pelotas, onde veio a falecer no dia 15/11. Segundo a família, o velório será nesta sexta-feira, a partir das 7h, no Memorial Pelotas Cemitério Parque. O enterro está previsto para as 17h.
Autor de mais de uma dezena de livros - o mais recente, "O Outro Lado - Noveleta Pueblera", publicado este ano - Schlee era também jornalista, tradutor, professor universitário e desenhista. E foi com este último talento que Schlee conquistou alcance nacional e até internacional. É de Schlee a autoria do desenho oficial da camiseta da seleção brasileira. Em 1953, aos 19 anos, trabalhando como caricaturista em Pelotas, Schlee venceu 201 candidatos no concurso promovido pelo jornal Correio da Manhã para a escolha do uniforme da seleção. Após o concurso, a então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) oficializou o uniforme e concedeu a Schlee um prêmio em dinheiro e um estágio em um jornal carioca.
Para o governador José Ivo Sartori, a morte de Schlee representa uma grande perda para a cultura do Estado. Victor Hugo, secretário estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, também lamentou a morte e lembrou a importância de Schlee como um dos melhores nomes da literatura gaúcha. "Era um escritor que conhecia os personagens e os cenários da nossa cultura e que nos legou uma obra densa e original".
Deixe seu comentário