URUGUAIANA JN PREVISÃO

Dia da Consciência Negra

Câmara celebrou Dia da Consciência Negra com homenagens

Madalena Christofari/CMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Câmara entregou diplomas de Honra ao Mérito para a comunidade afro-brasileira de Uruguaiana

por Fredo Tarasuk

Em sessão solene realizada na última segunda-feira, 18/11, a Câmara de Vereadores prestou homenagens a cidadãos que se destacaram por suas contribuições à cultura afro-brasileira no município. A solenidade, que integrou a programação da Semana Municipal da Cultura Afro-Brasileira, foi realizada em consonância com a Resolução nº 17 de 2014 da Casa Legislativa. 

A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelo vereador Joalcei "Juca" Gonçalves (PP), vereador Clemente Corrêa (Podemos). Também integraram a mesa o coordenador da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial (Copir), delegado regional da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (Afrobras) e presidente da Associação Recreativa Cultural Umbandista Aruanda, Jorge Quirino, o presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Augusto Fidélis e Flávio Henrique Mariano Marotte, cônsul e delegado da Associação dos Afrodescendentes do Cone Sul (Afroconesul). 

 Representando o Poder Legislativo, o vereador Clemente Corrêa (Podemos) proferiu discurso enaltecendo a importância da data para a reflexão acerca do combate ao racismo. O parlamentar também evidenciou a relevância do dia 20 de novembro, feriado nacional decretado em reconhecimento à luta pela igualdade e ao fortalecimento da identidade afro-brasileira. 

 "No âmbito municipal, promovemos a aprovação de leis de grande relevância nos últimos anos, como a que declara Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Uruguaiana a cultura, a arte, a religião e a tradição do Povo de Terreiro e as comunidades tradicionais de matriz africana, e a que institui e fortalece a Semana da Cultura Afro-Brasileira no Município", declarou Corrêa. 

A sessão solene também foi marcada pela entrega de homenagens a diversas personalidades que contribuíram para a valorização da cultura afro-brasileira em Uruguaiana.  Anderson Coutinho Flores recebeu homenagem por indicação da Afroconesul, enquanto Dagoberto Alvim Clos e Saul de Medeiros foram indicados pela Confubras.  Eloíza Helena Ligório da Silva foi homenageada por indicação do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, José Antônio Salvador por indicação da Aruanda e Silvana da Luz Amaro pela Afrobras. 

 Em um momento não previsto na programação oficial, o Conselho Federativo dos Cultos Afro Umbandista da América do Sul e o Consulado e Delegacia Afro de Uruguaiana concederam certificados de reconhecimento aos vereadores Juca e Clemente, e à Neiva Leão Correa e Iracema Bairros, pelos relevantes serviços prestados à comunidade afro-brasileira. 


Praça do Barão pode ter ala em homenagem à Palestina Anterior

Praça do Barão pode ter ala em homenagem à Palestina

Projeto que beneficia diabéticos tipo 1 é barrado na Câmara Próximo

Projeto que beneficia diabéticos tipo 1 é barrado na Câmara

Deixe seu comentário