HUP
Unipampa busca apoio da ALRS para Hospital Universitário em Uruguaiana
Unipampa/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Reitoria da Unipampa se reuniu com Comissão de Educação da ALRS nesta terça, 19/11
por Fredo Tarasuk
A reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) esteve reunida na manhã desta terça-feira, 19/11, com a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) para solicitar apoio na construção do Hospital Universitário do Pampa (HUP) em Uruguaiana. O reitor Edward Pessano, acompanhado da vice-reitora Francéli Brizolla e da diretora do Campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia, apresentou o projeto aos deputados e pleiteou a ajuda da casa legislativa para agilizar a liberação de recursos junto ao Governo Federal.
Em primeira mão ao CIDADE, Pessano anunciou que uma audiência pública deve ser realizada em Uruguaiana em abril de 2025 para debater o projeto com a comunidade e lideranças políticas. "Ficou combinado de fazermos uma Audiência Pública em Uruguaiana para trazer políticos e a sociedade como um todo para fortalecer esta caminhada juntos pelo hospital", afirmou o reitor da Unipampa.
Sobre a audiência pública prevista para abril, a diretora do Campus Uruguaiana da Unipampa, Cheila Stopiglia, destacou a importância de ampliar a mobilização em torno da construção do Hospital Universitário. "A ideia é convidar deputados, vereadores, prefeitos, secretários de saúde, representantes da secretaria estadual de saúde e fazer uma grande mobilização", afirmou. Stopiglia lembrou que uma mobilização com a comunidade já foi realizada este ano e que agora é preciso reforçar o diálogo com os novos gestores municipais do executivo e legislativo, além de "ratificar o compromisso com aqueles que permanecerão".
A caminhada
Caso se concretize, o HUP será um hospital público, gratuito, 100% SUS e com atendimento regional e transfronteiriço, com capacidade para 180 leitos. O terreno, anexo à Unipampa, já foi disponibilizado e o valor estimado da obra é de R$ 300 milhões. A construção do hospital visa suprir a carência de atendimento de média e alta complexidade na região da Fronteira Oeste, que conta com mais de 500 mil habitantes.
A presidente da Comissão de Educação, deputada Sofia Cavedon (PT), se comprometeu a marcar uma reunião com o governador Eduardo Leite para tratar do tema e articular emendas parlamentares junto à bancada federal gaúcha. Cavedon também anunciou um encontro com o Ministério da Educação (MEC) no dia 5 de dezembro para discutir o andamento do processo de criação do HUP.
A comitiva da Unipampa também relatou a visita técnica de uma equipe da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) ao local onde será construído o hospital. A expectativa é de que o apoio da ALRS e do governo do Estado agilizem a liberação dos recursos necessários para o início das obras.
Compromissos da Assembleia Legislativa com a Unipampa:
- Publicar uma moção de apoio à construção do HUP;
- Articular uma reunião com o governador Eduardo Leite;
- Articular emendas parlamentares junto à bancada federal gaúcha;
- Realizar uma audiência pública em Uruguaiana em abril de 2025;
- Encontro com o MEC em Brasília no dia 5 de dezembro.
Deixe seu comentário