URUGUAIANA JN PREVISÃO

Ovelhas

Em junho Bagé sediará 3º Simpósio Gaúcho de Ovinocultura

Fernando Dias/Seapi imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Evento aborda desafios e oportunidades para a cadeia da carne ovina

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) promove, entre os dias 26 e 27 de junho o 3º Simpósio Gaúcho de Ovinocultura: a cadeia da carne ovina – desafios e oportunidades. O evento será realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) campus Bagé. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/4337fOm. São esperados 300 representantes da cadeia produtiva da carne ovina. 

De acordo com Sabrina Vaz, especialista em Infraestrutura da Seapi e membro da Secretaria Executiva do Fundovinos, ao longo dos anos, o evento vem se consolidando como um espaço de reflexão e articulação entre a administração pública, o setor produtivo e as instituições de Ensino e Pesquisa. "O tema escolhido para esta edição é a cadeia produtiva da carne ovina. Os motivos dessa definição levaram em consideração a importância da atividade para a geração de renda e sucessão familiar dos pecuaristas familiares, para a conservação do Bioma Pampa e de sua biodiversidade, bem como para a manutenção de uma atividade econômica que faz parte da cultura do Estado. Reconhece-se a importância da aproximação destes atores para a elaboração e gestão de políticas públicas de forma mais efetiva", explica. 

O seminário visa reunir os diferentes atores da cadeia produtiva da carne ovina, levando informações sobre a cadeia produtiva no Rio Grande do Sul; aprofundar o conhecimento sobre o mercado da carne ovina no Brasil, nivelando informações desde a produção, industrialização, comercialização e hábitos do consumidor final; aproximar os atores da cadeia produtiva, os agentes públicos e as instituições de ensino e pesquisa; identificar demandas dos diferentes atores; discutir estratégias de agregação de valor, estímulo ao consumo e a prospecção de mercados; divulgar as políticas públicas e as ações de fomento para o setor; e propor ações para a iniciativa privada e para o poder público nas diferentes esferas para o desenvolvimento da cadeia da carne ovina. "Importante destacar que o Rio Grande do Sul é o estado que mais abate ovinos no país, o que demonstra a organização do seu serviço de inspeção e a qualidade da carne produzida no Estado", pontua Sabrina. "Mas apesar dessas vantagens competitivas, existem muitos desafios a serem enfrentados, tendo em vista o perfil da nossa ovinocultura que tem como base pequenos rebanhos. Em torno de 77% dos ovinocultores possuem até 25 cabeças de ovinos segundo os Diagnósticos Regionais coordenados pela Câmara Setorial de Ovinocultura e realizado pela Emater-RS em 2020", detalha Sabrina. 

"Nesse sentido, a partir de informações balizadas e de uma dinâmica capaz de oportunizar a reflexão dos diferentes elos da cadeia produtiva, esperamos contribuir para uma análise crítica dos participantes, estando desta forma, aptos a apontar os rumos que podem ser tomados, o que vem a contribuir para a organização da cadeia produtiva", conclui a especialista em Infraestrutura. 


SERVIÇO 

O quê: 3º Simpósio Gaúcho de Ovinocultura: a cadeia da carne ovina – desafios e oportunidades 

Quando: 26 e 27 de junho 

Onde: auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSUL, campus Bagé (Avenida Leonel de Moura Brizola, 2501, Pedras Brancas, Bagé) 

Inscrições e programação: https://bit.ly/4337fOm  

 


Fazenda Espinilho recebe abertura da Gira Técnica Anterior

Fazenda Espinilho recebe abertura da Gira Técnica

Estância do Sossego integra Gira Técnica Braford Próximo

Estância do Sossego integra Gira Técnica Braford

Deixe seu comentário