Mundial Braford
Fazenda Espinilho recebe abertura da Gira Técnica

Octaviano Neto/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Evento teve início na propriedade do Grupo Pitangueira em Maçambará.
A Fazenda Espinilho, do Grupo Pitangueira, localizada no município de Maçambará, foi o ponto de partida da Gira Técnica do 9º Congresso Mundial da Raça Braford. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), reuniu criadores, técnicos e especialistas nacionais e internacionais para uma imersão nas práticas de produção e melhoramento genético da raça.
Durante o primeiro dia de programação, os visitantes puderam conhecer de perto o trabalho de seleção do rebanho Braford da Pitangueira, um dos mais tradicionais do país. Foram apresentados exemplares de diferentes categorias e discutidos aspectos técnicos ligados à produção de genética adaptada às condições do Pampa Gaúcho.
O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Eduardo Soares, celebrou o início das atividades. "Começamos uma semana abençoada, um sol, um clima maravilhoso e uma gira técnica que precede a grande exposição que teremos nos últimos dias do Mundial", destacou.
Anfitrião da etapa inicial, o diretor do Grupo Pitangueira, Eduardo Peixoto, ressaltou a importância do momento. " Fomos agraciados por um ótimo clima na Fazenda Espinilho e recebemos todo esse povo que veio para ver o Braford que nós estamos trabalhando: uma base Nelore, um Braford rústico adaptado, com avaliação genética, é o que estamos mostrando para os congressistas do mundo inteiro", salientou.
O coordenador da Gira Técnica, Aldo José Tavares dos Santos, destacou o significado da realização do evento no Brasil. "Um momento que é espetacular em termos de produção brasileira. Hoje o Brasil é protagonista nos cereais e na carne no mundo. E o que vejo nesse congresso vai ser um debate de produtores em cima dessa oportunidade que o Brasil tem. Acredito que o Braford, pela sua qualificação técnica, tem muito a aportar nesse rebanho enorme, para nos qualificarmos cada vez mais na nossa produção de carne", disse.
Entre os destaques do dia esteve a palestra do chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso, que abordou a importância da eficiência produtiva nos sistemas de pecuária a pasto e as contribuições da genética Braford para a sustentabilidade e a rentabilidade das propriedades rurais. Cardoso também destacou a evolução dos programas de avaliação genética no Brasil e os avanços da pesquisa no desenvolvimento de animais mais adaptados e eficientes.
A Gira Técnica do Mundial Braford seguirá nos próximos dias com visitas a outras propriedades de referência, proporcionando aos participantes uma visão ampla do trabalho desenvolvido no sul do Brasil com a raça Braford. O circuito antecede a programação de palestras e julgamentos do Congresso Mundial, que ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), reunindo expositores e eventos técnicos até o dia 4 de maio.
Deixe seu comentário