Segunda edição
Fenagen Promebo consagra os melhores exemplares das raças

Leandro Vieira/Fernovi Agro/Divulgação - Foram 203 inscritos nesta edição
Após quatro dias de intensos julgamentos e avaliações técnicas, a 2ª edição da Fenagen Promebo terminou neste sábado ,5/7, na Associação Rural de Pelotas, consagrando os animais de maior destaque genético e fenotípico das raças Charolês, Devon, Brangus, Aberdeen Angus, Ultrablack, Hereford e Braford. Organizada pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), a feira consolidou-se como uma das principais vitrines da pecuária de corte nacional.
O presidente da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), Joaquin Villegas, destaca o crescimento no número de participantes das raças Hereford, Braford, Angus, Brangus, Charolês e Devon, além da estreia da Ultrablack no evento. “O número de inscritos aumentou 40% e temos 203 inscritos”, conta o dirigente.
Charolês impressiona em pista
O julgamento da raça Charolês aconteceu na tarde da sexta-feira e surpreendeu pela qualidade homogênea dos exemplares. No campeonato Terneira Maior, Jotabê TE245 Valentina BR#, da Fazenda Charolês Figueira, de Arambaré (RS), atingiu o índice Fenagen 90,18. Entre as fêmeas jovens, Namuncurá 845 Sincera# venceu com índice 69,85. Já nos machos, Batovi FIV113 El Mago, de São Gabriel, conquistou o maior índice da raça: 93,97.
O jurado Cesar Henrique Peschel destacou a consistência dos animais. “Estou impressionado com o nível dos animais apresentados e pela homogeneidade, com biotipos bem parecidos. O Charolês busca exatamente isso: produtividade e funcionalidade no campo.”
Brangus reafirma força genética
Na manhã do mesmo dia, os exemplares da raça Brangus foram avaliados. O grande destaque foi para a fêmea JF Piratinizinho 1770, da Fazenda Piratinizinho, de Piratini (RS), campeã da categoria Terneira Maior com índice 90,79. A mesma cabanha também venceu a categoria Fêmea Jovem Maior com JF Piratinizinho 1245 (índice 83,46) e o campeonato de Touro Jovem com JF Piratinizinho 1252 (82,34).
Angus e Ultrablack: consistência e evolução
A raça Aberdeen Angus também brilhou na pista. A fêmea Recalada 704 Raindance (Capão do Leão) foi a campeã Terneira Maior com índice 92. Entre os machos, o touro Recalada 726 Patriota foi o mais bem avaliado da raça, com 91 pontos. Outro destaque foi Recalada 584 Bolsonaro, campeão Touro Jovem com 85,07.
Já na Ultrablack, a fêmea Gaia 455 Castus da Conquista e o macho Zion 462 Iconic da Conquista, ambos da Fazenda da Conquista (SC), se destacaram com índices de 78,21 e 94, respectivamente — o maior da feira entre todos os animais avaliados.
Devon valoriza precocidade e volume de carcaça
Encerrando a sexta-feira, os julgamentos da raça Devon revelaram animais com alto padrão produtivo. Destaque para a fêmea Kaurivale 3092B Santa Lúcia, de André da Rocha, com índice 81,3, e o touro Gaudério 2699 717 de Santa Lúcia, com 84,18. A jurada Luiza Ramos Ribeiro ressaltou a presença de animais “precoces, carniceiros e com excelente estrutura óssea.”
Hereford e Braford encerram com alto nível
No sábado, os julgamentos das raças Hereford e Braford encerraram a programação. O jurado Luiz Rafael Zaccaro Lagreca destacou a sintonia entre dados técnicos e avaliação em pista.
Na Hereford, o maior destaque foi o touro Bortolozzo FIV136 Comanche, com índice 89,39. Já entre as fêmeas, FIV312 Mexa, da Fazenda Sonho e Realidade (SC), venceu com 87,97. A mesma fazenda brilhou na Braford, com a fêmea FIV192 Qela (87,18) e o touro Palo FIV147 (69,82), enquanto Santa Tereza T5302, de Arambaré (RS), liderou entre os machos com índice 89,79.
Deixe seu comentário