URUGUAIANA JN PREVISÃO

edição especial

Sesc celebra a Consciência Negra com “Vitrine Literária

Divulgação/Sesc RS - Programação até o final do mês, celebra a cultura afro-brasileira por meio de acervos literários.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) no Rio Grande do Sul está celebrando o Dia Nacional da Consciência Negra com uma versão especial de sua iniciativa "Vitrine Literária". A ação cultural, que se estende de segunda-feira, 17/11, a domingo, 30/11, tem como principal objetivo dar visibilidade à vasta e fundamental produção literária de escritores e escritoras negros em bibliotecas de diversas cidades gaúchas.  

Mais do que uma simples exposição, a "Vitrine Literária" engaja os acervos de mais de 20 unidades do Sesc, promovendo mostras temáticas que discorrem sobre a história, a identidade, a resiliência e a riqueza da cultura afro-brasileira. Os visitantes encontram uma diversidade de títulos, incluindo literatura infanto-juvenil, obras de história do Brasil e da África, além de referências sobre arte e o pensamento negro contemporâneo.  

A abrangência do projeto alcança importantes polos regionais. Entre as cidades participantes, o Sesc Uruguaiana reforça o circuito literário, oferecendo à comunidade fronteiriça a oportunidade de mergulhar neste acervo temático.  

Para Luciana Stello, responsável pela área de Cultura do Sesc/RS, o evento representa um momento oportuno para a sociedade. "A 'Vitrine Literária’ é uma chave para expandir o acesso do público a obras essenciais para a compreensão da formação cultural do nosso país. Ao valorizarmos e destacarmos autores negros, consolidamos uma agenda permanente de fomento ao apreço literário e de promoção da cidadania plena", afirma.  

Além de Uruguaiana, outras 14 Unidades Operacionais do Sesc, como Porto Alegre, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Canoas e Lajeado, integram o movimento. Em algumas delas, a programação é enriquecida com iniciativas complementares, como saraus poéticos, sessões de contação de histórias e mediações de leitura, ampliando o diálogo com o público.  

O Sesc convida a todos para conferir o acervo e as atividades. É possível acessar os serviços gratuitamente nas bibliotecas da instituição, que dispõem de uma ampla variedade de títulos e gêneros. A programação completa e os detalhes específicos de cada Unidade, incluindo o Sesc Uruguaiana, podem ser verificados nas redes sociais ou diretamente junto às respectivas Unidades. 

Sesc celebra a Consciência Negra com “Vitrine Literária Anterior

Sesc celebra a Consciência Negra com “Vitrine Literária

Espetáculo “Dona Tagarela” inicia apresentações nas escolas de Uruguaiana Próximo

Espetáculo “Dona Tagarela” inicia apresentações nas escolas de Uruguaiana

Deixe seu comentário