Inscrições de reingresso, transferência e matrículas do IFFar vão até sexta-feira
Janela
Inscrições de reingresso, transferência e matrículas do IFFar vão até sexta-feira
Divulgação/IFFar-Campus Uruguaiana - O campus Uruguaiana oferece vagas para o curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade EaD
O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) segue com inscrições abertas, até esta sexta-feira, 7/11, para os processos de ingresso, reingresso e transferências voltados ao preenchimento de vagas remanescentes em cursos técnicos e de graduação. Ao todo, são mais de 600 oportunidades distribuídas entre as unidades da instituição, em cursos presenciais e a distância (EaD), com início previsto para o primeiro semestre de 2026.
De acordo com o Edital nº 482/2025, são ofertadas 605 vagas em cursos técnicos integrados e subsequentes, além de graduações nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnologia. As opções estão distribuídas entre todos os campi do IFFar, e o detalhamento completo pode ser consultado no edital disponível no site www.iffarroupilha.edu.br/editais.
O processo é voltado a diferentes perfis de candidatos, conforme a situação acadêmica de cada um. A modalidade de reingresso é para ex-alunos do IFFar que desejam retomar os estudos no mesmo curso e modalidade anteriormente frequentados. O reingresso com transferência interna é para quem estudou na Instituição e quer voltar em outro curso do mesmo campus e nível.
A transferência interna destina-se a estudantes que pretendem mudar de curso ou campus dentro do IFFar, mantendo o mesmo nível de ensino. Já a Externa é voltada a estudantes de outras instituições que desejam ingressar em curso da mesma área do conhecimento.
O Ingresso de portador de diploma é para aqueles que já possuem diploma de curso técnico ou superior e buscam uma nova formação no mesmo nível ou inferior.
Como se inscrever
As inscrições são realizadas exclusivamente por e-mail, enviando a documentação exigida em formato PDF para o endereço eletrônico da Coordenação de Registros Acadêmicos (Cra) do campus de interesse. O assunto da mensagem deve conter o nome do edital e o tipo de ingresso solicitado.
Os documentos obrigatórios incluem ficha de inscrição preenchida, documento de identificação com CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento e o requerimento de matrícula. Também podem ser solicitados históricos escolares, comprovantes de vínculo com a instituição de origem e carta justificando o pedido de transferência, dependendo da modalidade escolhida.
A classificação dos candidatos seguirá a ordem de prioridade definida pelo edital: primeiro serão avaliados os pedidos de reingresso, seguidos de transferências externas, transferências internas, reingressos com transferência interna e, por último, ingresso de portadores de diploma. Entre os critérios de desempate estão o maior número de disciplinas aproveitáveis, melhores médias nas disciplinas cursadas e, em caso de igualdade, maior idade.
Resultados e início das aulas
O resultado preliminar da seleção será divulgado a partir de segunda-feira, 24/11, no portal institucional do IFFar. Após o período de recursos, o resultado final está previsto para ser publicado a partir de quinta-feira, 27/11.
As aulas do primeiro semestre de 2026 devem começar em 19 de fevereiro na maioria dos campi, com exceção de Frederico Westphalen e Uruguaiana, que têm início previsto para 3 de março.
Deixe seu comentário