Saúde abre inscrições para Bolsa Auxílio a médicos residentes
NOTA 5
UFSM se destaca em avaliação de qualidade acadêmica

DIVULGAÇÃO imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O conceito 5 foi alcançado por cursos de áreas diversas, como engenharias, saúde e humanas.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) alcançou, pela segunda vez consecutiva, a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), evidenciando a ótima performance dos cursos de ensino superior ofertadas pela instituição. A universidade obteve o conceito 5, nota máxima, e registrou uma leve melhora no índice contínuo, que passou de 4,075 para 4,149, colocando a instituição em 14º lugar no ranking nacional.
Além do IGC, a UFSM também se destacou no Conceito Preliminar de Curso (CPC), com 15 cursos recebendo a nota 5. As áreas que mais se destacaram foram as engenharias e cursos da área da saúde, como Medicina Veterinária, Enfermagem, Odontologia e Arquitetura e Urbanismo.
Principais destaques da avaliação
No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a UFSM teve 8 cursos com conceito 5, entre eles Medicina Veterinária, Engenharia Civil, Fisioterapia e Odontologia. O Enade avalia o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos e às competências adquiridas ao longo do curso.
Outro indicador relevante foi o Indicador de Diferença entre os Desempenhos (IDD), que mede o desempenho dos alunos ao longo da graduação, com 9 cursos obtendo o conceito 5. A avaliação reflete o progresso dos estudantes desde o ingresso até o final da formação acadêmica.
Destaque
Os resultados indicam que a UFSM continua sendo uma instituição de destaque no estado e no Brasil, com bons índices de qualidade, especialmente nas áreas de saúde e engenharias.
Deixe seu comentário