Educação e Inovação
OBMEP 2025 alcança número recorde de participantes

Imagem Ilustrativa/Pexels. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A primeira ocorrerá em 3 de junho, e a segunda, em 25 de outubro.
A 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) marcará um momento histórico em 2025, com o maior número já registrado de instituições de ensino e municípios inscritos. Neste ano, o evento será realizado em 57.222 escolas, abrangendo 5.566 cidades, o que representa 99,93% dos municípios do Brasil. Ao todo, 18,6 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de colégios públicos e privados, participarão da competição.
Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP tem como propósito estimular o interesse pela matemática e descobrir jovens talentos na área. A cada edição, a olimpíada amplia seu impacto, contribuindo para o fortalecimento do ensino e para o desenvolvimento do raciocínio lógico entre os estudantes.
A olimpíada será dividida em duas etapas: a primeira ocorrerá em 3 de junho, e a segunda, em 25 de outubro. Os nomes dos vencedores serão divulgados em 22 de dezembro. Estudantes da rede pública que conquistarem medalhas de ouro, prata ou bronze em nível nacional serão convidados a integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas de aprofundamento em matemática e uma bolsa mensal de R$ 300, concedida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Ao todo, serão entregues 8.450 medalhas nacionais — 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze — além de 51 mil certificados de menção honrosa. Para valorizar ainda mais o desempenho dos alunos, a olimpíada também premiará os destaques estaduais, com cerca de 20,5 mil medalhas. No entanto, os ganhadores estaduais não são automaticamente incluídos no PIC.
Caminho para a universidade
A OBMEP também tem se consolidado como um trampolim para o Ensino Superior. O IMPA Tech — curso superior em Matemática com foco em Tecnologia e Inovação — destina 80% de suas vagas a estudantes premiados em olimpíadas acadêmicas. Outras instituições renomadas, como a USP e a Unicamp, também adotaram políticas de ingresso específicas para esses alunos.
OBMEP e o IMPA
Lançada em 2005, a OBMEP é financiada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A competição tem um papel essencial na valorização do conhecimento matemático e na promoção da inclusão por meio da educação.
Fundado em 1952, o IMPA é um centro de excelência internacional em pesquisa matemática, com programas de pós-graduação e, desde 2024, graduação. O instituto é o responsável pela organização da OBMEP, considerada atualmente a maior olimpíada científica do planeta em número de participantes.
Deixe seu comentário