Autismo
Município realiza 1ª Jornada do Aprendizado
Na quinta-feira, 6/7, a Prefeitura de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), realizou a 1ª Jornada de Aprendizado, evento sobre o transtorno do espectro autista (TEA): conhecimento, neurodiversidade e reflexões.A atividade ocorreu no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa e contou com um público de quase mil pessoas.
A programação teve como objetivo buscar a disseminação de conhecimentos, através da exposição de práticas e reflexões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).A iniciativa teve o apoio da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Atlética de Medicina da Unipampa.
O painel contou com a participação de quatro especialistas na área. Uma delas foi a mineira Adriana Torres. Administradora de marketing com doze anos de experiência nas áreas comercial e onze na área de comunicação, com atuação no mercado privado e no terceiro setor, em empresas de pequeno, médio e grande porte. Autista com altas habilidades verbais, palestrante sobre direitos das pessoas com deficiência e políticas públicas de acesso a esses direitos. Hoje é um dos principais nomes em torno do tema no país
A palestrante compartilhou com o público um alerta sobre o sub-diagnóstico de autismo entre mulheres de todas as faixas etárias, contrapondo o paradigma de uma deficiência que é vista pela sociedade como inerentemente masculina. Também explicou um pouco mais sobre como as pessoas autistas enxergam o mundo e transmitiu a mensagem de que o diagnóstico liberta e muda a vida das pessoas para melhor.
Já a professora da Unipampa, Valéria Aydos, doutora em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) abordou o tema: Autismo, Deficiência e Neurodiversidade. O acadêmico Thiago Bernardes Diniz, que possui graduação em Ciências Biológicas com atuação nas áreas de Saúde Coletiva e Ensino em Biociências, é autista, engenheiro de dados e graduando em Medicina na Unipampa e acompanhou a professora em sua exposição, relatando aspectos relacionados ao diagnóstico de TEA.Também integrou o grupo, a acadêmica de Medicina, Eduarda Miranda, representando a Atlética (Associação Acadêmica Esportiva de Medicina).
Ao final do encontro, o prefeito Ronnie Mello agradeceu os integrantes do grupo que palestraram durante a 1ª Jornada de Aprendizado, justificando desta forma o grande interesse da comunidade uruguaianense em torno do tema. “Estamos trabalhando cada vez mais para atender as demandas do município na área da saúde e esse tema é um de nossos prioritários”, disse. “Quanto mais aprendermos sobre o espectro autista, mais ainda avançaremos para atender melhor nossa população”, finalizou, ao entregar a cada um dos convidados uma medalha de honra ao mérito pela contribuição à saúde pública de Uruguaiana.
Deixe seu comentário