URUGUAIANA JN PREVISÃO

Bom Cidadão

Termina nesta sexta o prazo para pagamento do IPVA

Helena Biasi/JC - Quem acumulou de 51 a 99 notas recebe 1% de redução, 100 a 149 notas garantem 3% e acima de 150 notas atingem o máximo de 5%. O desconto é aplicado automaticamente e incentiva a cidadania fiscal, beneficiando mais de 1,5 milhão de proprietários em 2025.

Os motoristas gaúchos têm até esta sexta-feira,31/10, para garantir um abatimento de até 5% no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026. O benefício é concedido pelo programa Bom Cidadão, uma modalidade do Nota Fiscal Gaúcha (NFG), que premia quem solicita a inclusão do CPF nas notas fiscais ao realizar compras no estado. 

 

O desconto é calculado conforme o número de notas fiscais emitidas com CPF entre 1º de novembro de 2024 e 31 de outubro de 2025. Quem acumular de 51 a 99 notas terá redução de 1% no imposto. Já quem registrar de 100 a 149 notas ganha 3% de desconto, e os que ultrapassarem 150 notas garantem o máximo, de 5%. 

 

Para aproveitar o benefício, é necessário estar inscrito no programa Nota Fiscal Gaúcha, ser dono de um veículo registrado no Rio Grande do Sul e efetuar o pagamento do imposto dentro do prazo, seja à vista ou parcelado. O desconto obtido será aplicado automaticamente no momento da cobrança do IPVA. 

 

A adesão é simples, basta acessar o site ou aplicativo do programa, cadastrar-se e, a cada compra feita no estado, pedir que o CPF seja incluído na nota fiscal. Além de assegurar uma economia no imposto, a iniciativa incentiva o exercício da cidadania fiscal e contribui para o fortalecimento da arrecadação estadual. 

 

No IPVA de 2025, mais de 1,5 milhão de proprietários foram beneficiados com o programa, o que resultou em cerca de R$82 milhões em descontos. Quem ainda não atingiu o número mínimo de notas tem até o fim desta sexta-feira para garantir a participação e tentar o abatimento no IPVA do próximo ano. 

Defesa Civil apresenta projeto do Centro Regional durante tribuna livre Anterior

Defesa Civil apresenta projeto do Centro Regional durante tribuna livre

DNIT restringe tráfego de veículos pesados na Ponte do Salso, na BR-290/RS Próximo

DNIT restringe tráfego de veículos pesados na Ponte do Salso, na BR-290/RS

Deixe seu comentário