Obras
Aeroporto Rubem Berta será reinaugurado em maio

Divulgação/Jean Umpierre imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Novo terminal e melhorias operacionais aumentam capacidade do Aeroporto Rubem Berta
A CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto Rubem Berta, irá reinaugurar o terminal após reformas e ampliações, no próximo dia 19 de maio. A inauguração deverá ter a presença do comando da concessionária, além de autoridades como o ministro dos Transportes, Renan Filho (PT), o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), e o deputado estadual Frederico Antunes (PP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Civil Regional da Assembleia Legislativa.
De acordo com a concessionária, atualmente mais de 90% das obras concluídas. Foram promovidas reformas estruturais, com investimentos que ultrapassam R$40 milhões. As melhorias começaram em julho de 2023. A entrega, porém, chega atrasada. Inicialmente a conclusão total estava prevista para novembro de 2024.
De acordo com a CCR, entre as principais mudanças, está a expansão da área construída, que passou de 900 m² para 2.100 m². Com isso, o aeroporto dobrará sua capacidade de atendimento aos passageiros, proporcionando mais conforto e eficiência nos serviços.
Em junho de 2024, a nova área de desembarque foi entregue ao público, trazendo espaços mais organizados para esteiras de bagagens, carrinhos, Achados e Perdidos e novos sanitários. A área de check-in também será ampliada antes da reinauguração, de pouco mais de 8 m² para 103 m², com mais balcões para as companhias aéreas, áreas de autoatendimento e espaço para circulação, o que promete reduzir o tempo de espera e tornar o embarque mais ágil.
Melhorias Operacionais
No setor operacional, o aeroporto está recebendo adequações técnicas importantes, como a instalação de áreas de escape (Resa) na pista, alargamento de taxiways, nova sinalização para aeronaves de maior porte e a implantação de sistemas de auxílio à navegação aérea (Papi, na sigla em inglês), garantindo mais segurança às operações.
Segundo a CCR, as obras fazem parte de um projeto de modernização que pretende não apenas elevar o padrão do aeroporto, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico de Uruguaiana e fortalecer a integração regional.
Deixe seu comentário