URUGUAIANA JN PREVISÃO

SAÚDE

SMS realiza mutirão de combate a hepatites

Camila Dalla Vecchia/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - As ações são em prol do Julho Amarelo.

O Julho Amarelo é dedicado à conscientização sobre hepatites virais, doenças infecciosas que causam inflamação no fígado 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza durante o mês uma ação de combate a hepatites virais em prol do Julho Amarelo, mês de conscientização sobre a doença. As hepatites virais são um grave problema de saúde pública e precisam de um amplo rastreamento e oferta de exames para a detecção precoce.  

Na manhã da última quinta-feira, 25/7, foi realizado um mutirão de testes rápidos e orientações acerca do assunto na Estação Férrea. Os atendimentos foram feitos na Unidade Móvel de Saúde, famosa Carreta da Saúde, das 8h às 11h30min. Além disso, foram ofertadas vacinas, verificação de sinais vitais e medidas antropométricas. 

No domingo, 28/7, no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a ação se repetirá no Parque Dom Pedro II (Parcão), durante a Festa dos Motoristas, das 14h às 18h. Para realizar os procedimentos é preciso apresentar um documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

De acordo com Raqueli Bittencourt, Coordenadora de Assistência Farmacêutica, as equipes estão mobilizadas, principalmente, nas Hepatites B e C, que são os maiores problemas de saúde pública. “Os testes estão sendo ofertados nessas ações pontuais de forma extraordinária, mas vale frisar que eles estão disponíveis todos os dias do ano em todas as Estratégias de Saúde da Família” afirmou a farmacêutica. 

Raqueli Bittencourt explica que o Ambulatório de Hepatites virais funciona na SMS junto ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que atende pessoas com HIV, Aids, Hepatites Virais e Tuberculoses. 

 

O município de Uruguaiana oferece uma equipe completa para o tratamento das hepatites, com dois médicos gastroenterologistas e duas farmacêuticas. Para quem deseja ter acesso aos exames e tratamento, basta procurar a ESF do seu bairro e solicitar os testes rápidos, com o resultado positivo, o paciente será encaminhado para o Ambulatório de Hepatites e para o médico especialista. 

Julho Amarelo 

O mês de julho é dedicado à conscientização sobre hepatites virais, doenças infecciosas que causam inflamação no fígado, com os vírus mais comuns no Brasil sendo os tipos A, B e C. O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado em 28 de julho desde 2010, com o objetivo de promover a vigilância, prevenção e controle da doença. Entre 2000 e 2022, foram registrados 750.651 casos no Brasil. 

A hepatite A é transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes. Já as hepatites B e C são transmitidas por contato sexual, sangue contaminado (como em seringas e materiais de tatuagem) e verticalmente, de mãe para bebê durante a gestação ou o parto. Os sintomas das hepatites podem não aparecer, mas quando presentes incluem febre, mal-estar, cansaço, enjoo, vômitos, dor abdominal, icterícia (amarelamento da pele e dos olhos), urina escura e fezes claras. 


Castramóvel completa três anos com mais de 1,5 mil procedimentos Anterior

Castramóvel completa três anos com mais de 1,5 mil procedimentos

Repartições públicas fecham nesta sexta-feira Próximo

Repartições públicas fecham nesta sexta-feira

Deixe seu comentário