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Mudanças

Ponte Internacional de Uruguaiana pode ser privatizada

Camila Dalla Vecchia/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A reunião ocorre na Prefeitura Municipal

Nesta terça-feira, 15/10, os Conselhos Municipais realizarão uma reunião extraordinária no Salão Nobre da Prefeitura Municipal para definir estratégias para uma possível privatização da Ponte Internacional.  

A discussão abordará os impactos que a medida pode trazer para o comercio e a mobilidade de Uruguaiana e região, assim como o transporte de cargas e trânsito de outros veículos. 

O governo brasileiro anunciou planos para privatizar pontes internacionais, entre elas a Ponte Getúlio Vargas/Agustín Pedro Justo, que liga Uruguaiana a Paso de los Libres, em 2025. O projeto envolve a concessão de 12 pontes que conectam o Brasil a outros países. A ponte de Uruguaiana, crucial para o comércio terrestre com a Argentina e o Chile, representa 37% do comércio terrestre entre Brasil e Argentina. O projeto pode resultar na privatização da ponte e implementação de pedágios. 

Com a expectativa de leiloar seis pontes na primeira etapa, a concessão visa aumentar a eficiência e reduzir o tempo de despacho aduaneiro, que atualmente leva cerca de 24 horas, para apenas quatro horas. O investimento na obra está estimado em US$ 45,6 milhões, com melhorias projetadas nos acessos rodoviários. A expectativa é que, com a nova concessão, os pedágios diminuam em até 18%, beneficiando os transportadores. 

O projeto também conta com negociações entre os governos do Brasil, Argentina e Paraguai, e busca criar um sistema unificado de fiscalização para agilizar o processo aduaneiro, especialmente para cargas perecíveis, reduzindo custos logísticos e garantindo a qualidade dos produtos. 


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