URUGUAIANA JN PREVISÃO

Saúde

Uruguaiana registra morte por influenza

Governo Rs/Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – Até o momento, o município registrou 11 internações em 2024.

A Secretaria de Saúde de Uruguaiana confirmou a primeira morte por Influenza em 2024. Se trata de uma mulher de 57 anos, que teve complicações pela doença e acabou falecendo. Ela tinha o diagnóstico de hipertensão arterial. A morte ocorreu no dia 30/5, mas somente na quarta-feira, 5/5, a causa do óbito foi confirmada.  

O número de casos de Influenza no município não tem registro oficial por não ser “agravo de notificação compulsória”, porém, os números não oficiais indicam 535 casos de Influenza A, 11 de Influenza B e quatro de H1N1. As internações somam 11, sendo 10 altas e um óbito. Sete são do sexo masculino e quatro do feminino. A idade varia entre 0 e 79 anos, com a maior incidência entre um e quatro anos de idade. 

A vacina contra a influenza está disponível em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) na área urbana e rural. Os horários de funcionamento são das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira. O público-alvo são pessoas a partir de 6 meses de idade. A vacina previne contra as Influenzas A, B e H1N1. Mesmo as vacinas estando liberadas para a população em geral, até o momento, somente 24.659 doses foram aplicadas. Entre os públicos prioritários, ou seja, aqueles com maior risco de agravamento nas infecções por influenza somente 27,27% recebeu a dose. 

Baixas temperaturas 

Com as baixas temperaturas registradas no município, houve um crescimento de casos de gripes e resfriados nos postos de saúde, de acordo com a coordenadora das ESFs, Lilian Stumm. Nessa época, as doenças respiratórias levam centenas de pacientes a buscar atendimento médico. Os sintomas gripais, como febre, tosse, congestão nasal e dores no corpo, tornam-se mais frequentes durante esse período, o que leva as pessoas a buscarem assistência médica nas ESFs. 

Além das infecções respiratórias, outras condições de saúde também se tornam mais prevalentes durante o inverno. Doenças como pneumonia, bronquite, sinusite e amigdalite tendem a se manifestar com mais frequência, exigindo um acompanhamento médico mais atento. Além disso, o frio favorece a propagação da influenza. 

Nesses períodos, as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados e mal ventilados, facilitando a transmissão do vírus. O ar frio e seco também pode secar as mucosas das vias respiratórias, diminuindo as defesas naturais do organismo e aumentando a suscetibilidade a infecções virais.  

A influenza é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus influenza, que se espalha por gotículas respiratórias ao falar, tossir ou espirrar. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, dor de garganta, coriza e fadiga 

51 - A vacina contra a influenza está disponível em todos os postos. Daiany Mossi/JC 

51.1 – Até o momento, o município registrou 11 internações em 2024. Governo Rs/Reprodução 

 


Uruguaiana presta ajuda solidária a Canoas e Bento Gonçalves Anterior

Uruguaiana presta ajuda solidária a Canoas e Bento Gonçalves

Rodoviária de Porto Alegre deve voltar a funcionar nesta sexta-feira Próximo

Rodoviária de Porto Alegre deve voltar a funcionar nesta sexta-feira

Deixe seu comentário