URUGUAIANA JN PREVISÃO

Inovação

Uruguaiana conquista medalha de bronze em competição nacional de robótica

Divulgação/José Francisco imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Os alunos vencedores são da escola José Francisco.

No último final de semana, ocorreu a Robotics Experience, uma competição nacional de robótica que premiou Uruguaiana com uma medalha de bronze. No último sábado, 14/9, uma equipe de alunos da Escola José Francisco Pereira da Silva, se destacou na categoria Spike Prime, utilizando robôs da Lego para cumprir desafios. 

A conquista do terceiro lugar foi resultado de um grande trabalho em equipe, onde os estudantes enfrentaram concorrentes de todo o Brasil. Os alunos que conquistaram o bronze foram Reinaldo Ferreira Alves, João Vitor Almerini Greco, Clayton Brasil da Rosa e Roberty Viana Alves, todos dos anos finais do ensino fundamental. 

Durante a competição, os robôs realizaram simulações de missões de resgate, e a agilidade em completá-las no menor tempo possível foi crucial para a vitória. A delegação de Uruguaiana, composta por 20 alunos e nove professores, participou ativamente do evento, que já se consolidou como uma grande oportunidade educacional. Desde seu início em 2023, o programa de robótica já beneficiou 1.800 crianças e adolescentes em cinco escolas da rede municipal. 

O coordenador do projeto, professor Felipe Carvalho, enfatiza que os resultados refletem a valorização da robótica na cidade e seu impacto positivo na vida dos jovens. 

“A robótica é uma educação transformadora, promovendo inclusão social e digital. Desde que iniciamos o projeto, temos colhido sucessos significativos, incluindo premiações estaduais e nacionais. Nosso foco principal é o aprendizado dos estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho e desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, organização e raciocínio lógico. Essa medalha é um reconhecimento do esforço conjunto de professores e alunos, todos provenientes de escolas públicas”, destaca Carvalho. 

O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, também ressaltou a importância da robótica como investimento no futuro dos jovens do município, especialmente em uma era repleta de desafios e oportunidades. 

A medalha conquistada marca a trajetória do município, que é pioneira na iniciativa de robótica educacional na Fronteira Oeste gaúcha. 


Escola Cecilia Meireles conquista 1º lugar em congresso internacional Anterior

Escola Cecilia Meireles conquista 1º lugar em congresso internacional

Visita técnica analisou viabilidade de construção do hospital Próximo

Visita técnica analisou viabilidade de construção do hospital

Deixe seu comentário