URUGUAIANA JN PREVISÃO

Estoque crítico

Banco de Sangue precisa de doadores

Gabriela Barcellos/HSCU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O estoque do Banco de Sangue Municipal, no Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) está em estado crítico. De acordo com a Assessoria de Imprensa do HSCU, a demanda de transfusões de sangue se manteve, no entanto, a quantidade de doadores reduziu.

A redução no número de doadores é tradicional desta época do ano, uma vez que grande parte da população viajar para aproveitar o verão nas praias. Em razão disto, o banco de sangue está precisando, principalmente, dos tipos A +, O +, e O -. O sangue do estoque é utilizado em pacientes oncológicos - que necessitam fazer transfusão frequentemente -, emergências e pacientes pós-cirúrgicos.

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue, localizado junto ao Hospital Santa Casa, de segunda à sexta-feira das 8 às 13h munido de documento de identidade com foto.

Os requerimentos básicos para ser um doador são: pesar mais de 50kg, não estar em jejum, somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores, estar descansado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas ou fumado nas últimas três horas, ser e estar saudável e ser sincero quanto ao histórico de saúde durante a triagem.

Além disso, é necessário ter entre 18 e 69 anos caso seja doador recorrente, no entanto, a primeira doação só poderá ser realizada até os 60 anos. Menores de idade a partir dos 16 anos podem doar com autorização e acompanhamento de um responsável. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, e mulheres até três vezes. Ambos precisam respeitar o intervalo de 60 dias e 90 dias entre doações respectivamente.

Os fatores impeditivos para realizar a doação são casos de pessoas que tiveram ou tem doenças como Chagas, Malária, Sífilis e hepatite viral após os dez anos de idade. Quem recebeu transfusão ou fez tatuagens ou piercings nos últimos 12 meses também não podem contribuir com o material. Pessoas que se vacinaram recentemente precisam esperar o período delimitado que varia de acordo com cada imunizante para efetuar a coleta, assim como pessoas com quadro gripal que devem aguardar estarem curadas. No caso das vacinas contra a covid-19, o período de espera é de dois dias para a Coronavac e sete dias para os demais imunizantes.


Instaladas placas para alertar sobre risco de afogamento Anterior

Instaladas placas para alertar sobre risco de afogamento

Centro de Triagem não consegue suprir a demanda Próximo

Centro de Triagem não consegue suprir a demanda

Deixe seu comentário