URUGUAIANA JN PREVISÃO

Zona Rural

Mais de 120 Km receberam melhorias com recursos do Fundestradas

Divulgação/Seinfra. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Mais de 120 km de estradas rurais já foram revitalizados em apenas um mês de atuação do Fundestradas.

A Prefeitura Municipal executou melhorias em 128 quilômetros de estradas rurais no município por meio do Fundo Municipal de Apoio às Estradas Rurais do Município de Uruguaiana (Fundestradas). Criado em 2016, pelo então prefeito Luiz Augusto Schneider, o fundo visa a recuperação, melhoria e manutenção das estradas vicinais através da destinação dos recursos oriundos do Imposto Territorial Rural (ITR), com foco a garantir melhores condições de trafegabilidade no interior, facilitando o transporte da safra e promovendo mais segurança para quem utiliza essas vias diariamente. 

De acordo com o Poder Executivo, atualmente, três frentes de trabalho atuam simultaneamente nas estradas vicinais, utilizando equipamentos como caminhões, retroescavadeiras, patrolas, caçambas e rolos compactadores. 

Além da manutenção com colocação de cascalho, algumas estradas estão passando por alargamento em pontos específicos. Paralelamente, uma quarta equipe se dedica exclusivamente à recuperação e limpeza de bueiros. 

Fundestradas 

Além dos recursos do ITR, podem compor o Fundestradas auxílios de órgãos federais e estaduais, doações de entidades e pessoas físicas, e emendas parlamentares. 

A gestão dos recursos é feita por um Conselho Diretor, composto por sete integrantes. Dois deles representam o Poder Executivo, um nomeado pelo prefeito, vinculado à Secretaria da Fazenda, e outro indicado pela Secretaria de Infraestrutura. Também fazem parte do grupo um representante do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), um da Associação e do Sindicato Rural de Uruguaiana, um da Emater (Unidade Municipal), um da Associação dos Arrozeiros e um do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. 

Trechos que já receberam manutenção 

UR-101: Do Brete do Moinho até as Três Bocas (Plano Alto); 
UR-303: Entre Bolicho de Tábua/Itapitocai e Caiboaté; 
UR-201: De João Arregui até o Lajeado e UR-404; 
UR-304: Entre São Marcos e Formosa; 
UR-914: Das Três Bocas até a BR-290; 
UR-416: Brete Adolfo Stern; 
Brete Passo do Leão. 


Infestação do Aedes aegypti coloca Uruguaiana em estado de alerta Anterior

Infestação do Aedes aegypti coloca Uruguaiana em estado de alerta

Chegada do frio aquece o comércio Próximo

Chegada do frio aquece o comércio

Deixe seu comentário