Sem Acesso
Munícipes reclamam de falta de atendimento por telefone
Helena Biasi/JC. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A situação afeta o acesso da população aos serviços básicos.
A dificuldade para entrar em contato com órgãos públicos de Uruguaiana tem gerado insatisfação entre os cidadãos. Munícipes relatam que os telefones da Prefeitura e de setores ligados a ela, ou não funcionam ou não são atendidos, impossibilitando o atendimento remoto da população.
A situação acaba comprometendo diretamente o acesso a serviços básicos e tem obrigado muitos moradores a se deslocarem até repartições públicas para resolver demandas simples que poderiam ser solucionadas direto de suas residências, como simples pedidos de informações, agendamentos e acompanhamento de protocolos.
De acordo com um usuário dos serviços da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), que precisava de informações acerca de documentações, não foi atendido por nenhum telefone disponibilizado pela Prefeitura. Durante o relato, também foi exposto que os canais de comunicação via e-mail, não foram respondidos.
“Não moro em Uruguaiana e precisava de informações sobre a emissão de um documento, mas não fui atendido nos números listados como sendo da Secretaria de Fazenda. Então comecei uma peregrinação, ligando para vários números, de vários setores e secretarias”, conta. Ele conta que telefonou para números listados também como Prefeitura Municipal e Secretaria de Habitação, antes de recorrer a um telefone listado como sendo da Secretaria de Saúde, quando finalmente foi atendido.
Já a aposentada Carmen da Rosa precisou contatar o posto de saúde do seu bairro. Carmem conta que o caso aconteceu mais de uma vez. “Não tem um telefone no posto de saúde. Tem um telefone central, listado no site da Prefeitura. Mas quando a gente liga e ninguém atende e não disponibiliza nem a opção de escolher um ramal. Se precisas de uma informação simples, tu tens que ir ao posto de saúde, com chuva ou com sol, para conseguir obter respostas.” relata a aposentada.
Central telefônica
As constantes queixas da população chegaram ao conhecimento da Câmara de Vereadores. Na última terça-feira, 8/4, a vereadora Márcia Fumagalli (Republicanos) apresentou indicação para criação de uma “Central Telefônica Integrada no âmbito da Prefeitura”. A proposta visa centralizar as ligações dos diferentes setores da administração municipal, promovendo mais eficiência, organização e controle dos atendimentos.
Conforme Marcia, a Central Telefônica permitiria que todas as ligações feitas à Prefeitura fossem redirecionadas automaticamente para os setores responsáveis, garantindo retorno ao cidadão. Além disso, o sistema permitiria o registro das chamadas, o que poderia auxiliar no monitoramento da qualidade do atendimento prestado. A indicação foi aprovada pelo plenário da Câmara e encaminhada ao Poder Executivo.
Questionado pelo CIDADE sobre o problrma, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal alegou que os telefones estão funcionando normalmente, com exceção dos “últimos dias”, quando foram registradas “instabilidades nos serviços de telefonia e internet, causadas pelos temporais que atingiram a região e outras áreas do estado”.
Deixe seu comentário