Rio Uruguai
Mais de 20 pessoas estão desalojadas devido à enchente
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/586296/file/desktop/16521351648151.png?1674112719)
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O nível do Rio Uruguai já beira nove metros acima do normal, por essa razão, a Defesa Civil iniciou no sábado, 7/5, a retirada de moradores das casas atingidas pelas águas do Rio Uruguai. Até esta segunda-feira, 9/5, 24 pessoas já haviam sido removidas de seus respectivos lares devido à enchente que já invadiu residências nos bairros Mascarenhas de Moraes, conhecido como Marduque, e Santo Antônio.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Uruguaiana, Paulo Woutheres, quatro famílias, compostas por um total de dez adultos e seis crianças estão desabrigadas. Essas pessoas foram acolhidas pelo abrigo municipal localizado no Centro Esportivo Zona Leste. Além disso, três famílias - sete adultos e uma criança - estão desalojadas e se abrigaram em barracas ou casas de parentes e amigos.
Segundo Woutheres, não existe previsão de grandes volumes de chuva para a região de Uruguaiana. Durante esta terça-feira, 10/5, podem ocorrer leves chuvas, algo em torno de cinco milímetros (mm), mas "essa chuva não causa problema para nós só dificulta a questão da retirada das famílias. O que causa problemas na nossa região é a chuva que cai na região do Alto Uruguai e na cabeceira do Rio Uruguai, mas que não existe previsão para esse tipo de coisa agora", conta.
A Defesa Civil está monitorando o nível do Rio Uruguai para realizar a retirada de moradores de casas atingidas pela enchente. Conforme o Coordenador, o procedimento para a retirada inicia com o monitoramento e a avaliação da situação. "Quando temos certeza de que a água irá atingir a residência, a gente retira antes da água chegar na casa. Dessa maneira, as pessoas conseguem sair sem problemas e sem molhar o material retirado do lar", explica Paulo.
Deixe seu comentário