Covid-19
Mais de 30 mil pessoas estão com a vacina atrasada
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/586372/file/desktop/16486420818650.jpg?1674113244)
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Mais de 7,5 mil uruguaianenses estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 em atraso. Já o número de pessoas que já poderia ter recebido a terceira dose, ou dose de reforço, e ainda não fez a aplicação quase quintuplica. Os dados são do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
São 7 520 pessoas com a segunda dose em atraso e 32 240 pessoas sem a terceira dose. Esse número representa as pessoas que poderiam estar vacinadas, tanto adolescentes quanto adultos, mas ainda não buscaram pela vacina.
A população de Uruguaiana é estimada por ser composta de 125 083 pessoas. A população vacinável é representada por 115 650 uruguaianenses. Do total de pessoas que podem receber os imunizantes, 104 562 pessoas, o que representa a 90,4%, já receberam a primeira dose.
As crianças vacináveis entre cinco e 11 anos totalizam 15 754. Deste total, somente 7 597, o que corresponde a 48,2%, procuraram o imunizante. Já das segundas doses, somente 2 053 crianças, o que representa 27%, foram imunizadas.
Já o público entre 12 e 17 anos é composto por 14 135 pessoas. Deste número, um total de 9 908, ou seja, 70%, já buscaram pela vacinação. Os números da segunda dose foram ainda melhores, 7 100 adolescentes foram vacinados, o que corresponde a 71,7% desse grupo.
A faixa etária entre 18 e 59 anos é o que corresponde a maior parcela da população de Uruguaiana, com 72 084 pessoas. Um total de 68 595 já receberam a primeira dose, o que representa uma boa procura, pois representa 95,1% desse público. As segundas doses também estão abaixo do esperado, mas estão com bons números: 61 381 pessoas, ou seja, 89,5%, foram imunizadas. Desse grupo, aqueles que já estão autorizados a receber a terceira dose, somente 33 640 receberam a dose de reforço, o que representa somente 49% do total.
Baixa procura infantil
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Diego Cantori, conta que existem vários fatores que são relatados pelos pais para justificar a baixa procura pelo imunizante. Por exemplo, os responsáveis não acreditarem na vacina, ou afirmarem que as crianças não são correm tanto risco com a covid, dentre outros.
O Secretário afirma que a Secretaria de Saúde começou a vacinação das crianças somente no Posto Central e para promover maior adesão, foi realizado um dia D em todas as unidades de saúde em um sábado. Além disso foi iniciada a vacinação das crianças em todas as unidades de saúde. Além disso, está sendo organizada a vacinação nas escolas das redes municipais e estaduais, no entanto, não teve início ainda devido o retorno ser recente.
Ações do Estado
No Rio Grane do Sul, quase 3 milhões de pessoas estão com a dose de reforço em atraso, ou seja, que estão há mais de quatro meses desde a segunda dose ou dose única. Para auxiliar os municípios nessa busca pelos faltantes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) faz envios periódicos das listas dessas pessoas para as secretarias municipais, para que elas possam desenvolver ações de ligar ou visitar essas pessoas.
Dados até o dia 28/3 registram que 77% da população do RS está com o esquema completo e cerca de 4,4 milhões de pessoas já fizeram a dose de reforço, o que representa 39% da população do Estado.
4ª dose para idosos
Iniciou, nesta semana, a vacinação com uma nova dose para os idosos com 80 anos ou mais. A nova aplicação é recomendada quatro meses após a dose de reforço. Se o idoso está com alguma dose em atraso, deve primeiro completar o esquema dentro dos prazos referentes à vacina recebida.
Os municípios já estão autorizados a começar a aplicar esse segundo reforço, conforme disponibilidade de doses. Novos repasses estão previstos pela SES, de acordo com recebimentos futuros de lotes distribuídos pelo Ministério da Saúde.
Deixe seu comentário