Habilitação
Nova CNH começa a ser emitida amanhã
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Começa a ser emitida, nesta quarta-feira, 1/6, a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro do ano passado. No entanto, a entidade aponta que não é preciso realizar a troca imediata para o novo documento.
De acordo com a resolução do Contran, a substituição ocorrerá à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via. O modelo atual do documento continua valendo até a data de vencimento. O novo documento pode ser expedido em meios físico, digital ou ambos. Em cores verde-amarelo, o layout facilita o trânsito de condutores brasileiros em países estrangeiros. A nova carteira trará traduções em inglês e espanhol, além de pictogramas ilustrando as categorias de habilitação.
Segundo o texto, o que é fundamental é que os órgãos de trânsito locais estejam preparados para emitir o novo modelo. "Os órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal deverão adequar seus procedimentos para adoção do modelo da CNH estabelecido nesta Resolução até 1º de junho de 2022", diz a resolução.
O novo layout traz diversas alterações visuais, com reposicionamento de campos e inclusões de novos dados. Adota padrões de segurança contra falsificações, como o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa à luz ultravioleta. Também conterá o mesmo tipo de código usado em passaportes.
A nova CNH manterá o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de maio de 2017, que armazena todas as informações do cadastro do condutor, facilitando a fiscalização e a legitimidade do documento. O condutor vai receber o modelo impresso, mas pode também optar por utilizar o digital no celular, ou portar as duas versões, que serão igualmente válidas.
Deixe seu comentário