URUGUAIANA JN PREVISÃO

Facultativo

Simulador para CNH não é mais obrigatório

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) derrubou a obrigatoriedade do simulador nas aulas práticas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Estado. A decisão foi tomada em julgamento nesta terça-feira, 31/5. Sendo assim, o uso do equipamento para a expedição da CNH se torna facultativo.

Após realizar levantamento que apontou a CNH do RS como a mais cara do Brasil, o deputado Fábio Ostermann (Novo) identificou a exigência do simulador como um dos fatores que pesam na conta final. O parlamentar defendia que o equipamento deve ser facultativo, como já acontece em todo o Brasil.

No dia 28 de março deste ano, Ostermann reuniu-se com o relator do processo, o desembargador federal Rogerio Favreto, para tratar sobre o tema. Na ocasião, o deputado apresentou estudo realizado pela equipe técnica do parlamentar que sustenta que a manutenção do simulador seguia encarecendo o custo para obtenção da CNH nas categorias "B" e "AB" em mais de R$ 370.

Em 2015, o Contran instituiu a obrigatoriedade do uso de simulador em todo o país. Posteriormente, verificando o pesado impacto sobre o custo de obtenção da habilitação e a falta de avaliação sobre a eficácia, o órgão publicou nova resolução, em 2019, tornando facultativo o uso do equipamento. A obrigatoriedade até então, existia somente no Rio Grande do Sul.


Amfro recomenda retomada do uso de máscaras nas escolas Anterior

Amfro recomenda retomada do uso de máscaras nas escolas

Nova CNH começa a ser emitida amanhã Próximo

Nova CNH começa a ser emitida amanhã

Deixe seu comentário