URUGUAIANA JN PREVISÃO

Edital

OAB alerta sobre acúmulo de processos em Uruguaiana

Arquivo pessoal-Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Presidente da OAB de Uruguaiana, Luciano Caetano Brites.

A escassez de juízes titulares nos juizados Especial Cível e Criminal do Fórum de Uruguaiana está gerando descontentamento e apreensão entre os advogados que operam na região, principalmente em relação ao acúmulo da demanda de processos. 

Para a Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), essa ausência compromete diretamente o princípio constitucional da duração razoável do processo, conforme estabelecido no artigo 5º da Constituição Federal. 

De acordo com o presidente da OAB de Uruguaiana, Luciano Caetano Brites, a solução para essa situação está nas mãos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), responsável por abrir um edital interno para a promoção de juízes para a entrância final, categoria à qual Uruguaiana pertence. 

A entidade já encaminhou formalmente um pedido à Corregedoria Geral de Justiça do TJ-RS, solicitando a abertura do edital interno para promover juízes à entrância final, a fim de preencher as vagas na Vara de Família e nos juizados especiais de Uruguaiana. Atualmente, o Fórum da Comarca conta com apenas quatro juízes titulares e dois magistrados substitutos designados, o que resulta em uma sobrecarga nos cartórios. Segundo Luciano Brites, a falta de juízes e servidores está resultando em atrasos na prestação jurisdicional, gerando queixas constantes da classe advocatícia. 

Secretaria de Meio Ambiente recolheu mais de 20 toneladas de lixo eletrônico durante evento Anterior

Secretaria de Meio Ambiente recolheu mais de 20 toneladas de lixo eletrônico durante evento

Novo Posto de Identificação começa a operar na próxima semana Próximo

Novo Posto de Identificação começa a operar na próxima semana

Deixe seu comentário