Covid-19
RS determina vacinação sem prescrição médica em crianças
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Secretaria da Saúde (SES) determinou na tarde de ontem, 27/12, que a vacinação contra a covid-19 será feita em todas as crianças de cinco a 11 anos que forem levadas pelos pais ou responsáveis aos pontos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), sem exigência de prescrição médica. A decisão foi pactuada pelos integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e segue a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relativa ao uso da vacina Comirnaty, produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech, para imunização de crianças.
O anúncio ocorreu após diversas oitivas com entidades de classe e sociedades de profissionais, comitê científico e equipe técnica da SES. Para a aplicação do imunizante, será exigido um documento de identificação oficial da criança para fins de registro. Todos os pontos de vacinação deverão observar os grupos etários e o esquema vacinal aplicável no momento da administração. A SES estima que o número de crianças nesta faixa etária seja de 964 273 pessoas.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, avaliou como positiva a decisão, reforçou que a vacina é segura e que evidências científicas comprovam a importância da imunização nesta faixa etária. Conforme Arita, haverá um grande trabalho de organização e capacitação e também de informação aos familiares.
O Brasil ainda não tem as doses para iniciar a campanha, visto que devem ser usadas as chamadas doses pediátricas, que possui dosagem diferenciada e embalagem na cor laranja a fim de que não ocorram erros. A Pfizer já anunciou que o contrato firmado com o Brasil permite a substituição de parte das doses adultas por doses pediátricas em uma próxima remessa.
Deixe seu comentário