Justiça Pela Paz em Casa
18ª Semana terá palestras sobre violência doméstica
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), assim como os demais tribunais do país, realizada a partir da próxima segunda-feira, 16/8, a 18ª Semana da Paz em Casa tem intensa programação em agosto, promovida pelo Judiciário gaúcho em várias comarcas do estado. Uruguaiana não terá programação local.
Em Frente, mulher
Apesar da semana inicia no dia 16, hoje acontece a live de apresentação das ações de combate à violência contra as mulheres realizadas durante o 1º ano de existência do Comitê Em Frente, mulher. O evento acontece hoje, 11/8, e será transmitida na página do Facebook do Governo do RS, com início às 18h (confirma programação no quadro)
Pungente retrato do sofrimento de mulheres vítimas de maus-tratos, a exposição 'Agora ou na Hora da Nossa Morte' estará no Foro da Comarca de Gravataí a partir do dia 16. A mostra revela depoimentos audiovisuais de vítimas da violência de gênero - simbolizadas por sutiãs pretos - e de seus familiares. Inaugurado em 2017, o projeto da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) em parceria com o Memorial do Judiciário e a Unidade de Imprensa do TJRS é itinerante desde o ano seguinte.
Exposição
No dia 20, julgadores que atuam na área acompanham o sarau Capitu e Outras Mulheres como parte integrante do Curso de Capacitação para Magistradas e Magistrados: Violência Doméstica Contra a Mulher - Atuação e Julgamento com Perspectiva de Gênero e Interseccionalidades.
Mais para o final do mês, no dia 26, está agendada a instalação do Juizado da Violência Doméstica no Foro da Comarca de Passo Fundo. A cerimônia terá início às 10h. Em Porto Alegre, a 4ª Vara do Júri, especializada em feminicídios, tem três sessões de julgamento e uma série de audiências no decorrer do mês.
A Semana pela Paz em Casa acontece desde 2015, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça em parceria com os Tribunais de Justiça do país.
Deixe seu comentário