URUGUAIANA JN PREVISÃO

Justiça Multiportas facilita resolução de conflitos

O Justiça Multiportas é um portal intuitivo e de fácil navegação, no qual concentra os serviços ofertados pelo Judiciário gaúcho em um só lugar, procurando oferecer ao cidadão uma forma facilitada de solucionar conflitos. O objetivo é resolver problemas e conflitos de forma mais adequada, rápida e eficaz.  

Ao acessar o portal Justiça Multiportas, é possível encontrar portas, divididas por assuntos. Clicando nas portas é possível obter mais informações e como buscar soluções para os problemas de diferentes formas. Por exemplo, como resolver conflitos sem a necessidade de um julgamento, através de conciliação e mediação. E se não der certo, as portas também indicam opções para soluções judiciais. Algumas soluções judiciais podem ser iniciadas sem a necessidade de um advogado ou defensor público. Pode-se também encontrar serviços oferecidos de forma digital, como documentos, através da plataforma do Governo do Estado. 

O nome do projeto – Justiça Multiportas – é baseado no fato de que há várias portas para acessar o sistema de justiça. O objetivo é ajudar as pessoas a escolher o melhor caminho para resolver seus problemas ou conflitos. Ao acessar o portal, o usuário pode selecionar a opção que melhor se encaixa em sua situação. 

Utilizando-se das bases e conceitos do design thinking de serviços, o Justiça Multiportas pretende incorporar ao sistema jurídico brasileiro os chamados Métodos Adequados de Solução de Conflitos, buscando garantir soluções mais rápidas para problemas do dia a dia, em observância à Resolução nº 125 de 2010 do CNJ – Conselho Nacional de Justiça. 

A trilha de acesso ao sistema de justiça é mostrada a partir de soluções mais simples (serviço de fornecimento de documentos e informações), passando pelas formas de atuação de média complexidade (negociação direta, conciliação, mediação), às soluções judiciais que independem de advogado (ingresso no sistema dos Juizados Especiais nas causas até 20 salários mínimos), até as soluções mais complexas, como o ajuizamento de processos judiciais, que exigem a presença de um Advogado/Defensor Público. O trajeto indica os caminhos que conduzem às várias portas do Sistema de Justiça. Daí a origem do nome do projeto: Justiça Multiportas. 

A ideia é de que, a partir do acesso ao portal na internet, os cidadãos tenham condições de escolher o melhor caminho a seguir para resolver seus problemas ou conflitos. 


Divulgada listagem dos inscritos para a atuação na advocacia dativa Anterior

Divulgada listagem dos inscritos para a atuação na advocacia dativa

Juiz rejeita pedido para bloquear R$ 1 bilhão da Braskem Próximo

Juiz rejeita pedido para bloquear R$ 1 bilhão da Braskem

Deixe seu comentário