URUGUAIANA JN PREVISÃO

Aposentados

TST usará reconhecimento facial em prova de vida

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) anunciou nesta terça-feira, 19/10, que a prova de vida poderá ser feita por meio de reconhecimento facial no aplicativo "gov.br". A medida valerá para o recadastramento de magistrados e servidores aposentados e pensionistas do TST.

A implantação da prova de vida com a utilização da biometria facial torna o processo do recadastramento mais acessível aos aposentados e aos pensionistas do TST, considerando que poderão cumprir essa exigência legal de qualquer lugar do mundo, bastando, para tanto, ter acesso a um dispositivo móvel e conexão com a internet.

A nova modalidade de recadastramento surge também como forma de preservar os que se mostram vulneráveis nesse período de pandemia. O reconhecimento facial é validado nas bases do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e da Justiça Eleitoral, por meio de biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral.

De acordo com a presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, "o TST é o primeiro órgão do Judiciário a utilizar essa tecnologia para fins de prova de vida. É um serviço que melhora o atendimento aos servidores inativos e aos pensionistas, pois permite que todo o processo seja executado de forma remota, segura e célere".

A prova de vida por meio de reconhecimento facial para ministros e servidores aposentados e pensionistas do TST, pelo aplicativo "gov.br", está disponível nos sistemas Android e iOs. Para promover a prova de vida digital, o beneficiário precisa ter sua biometria cadastrada no Denatran ou no TSE e baixar o aplicativo. A comprovação é feita por meio da validação facial, conforme instruções presentes no aplicativo.

Já a atualização cadastral poderá ser feita pelo link de acesso ao Recadastramento de Aposentados e Pensionistas, com validação por meio de login e senha. Para o recadastramento a distância estar completo, é necessário que sejam efetuadas as duas fases. Com informação da assessoria de imprensa do TST.


TRT-RS alerta sobre golpe de cobrança por meio de guia judicial falsa Anterior

TRT-RS alerta sobre golpe de cobrança por meio de guia judicial falsa

Desembargadores gaúchos foram os que mais julgaram em 2020 Próximo

Desembargadores gaúchos foram os que mais julgaram em 2020

Deixe seu comentário