Superação da pobreza
Lançado projeto para impulsionar inclusão social no estado
Na segunda-feira, 24/3, o Governador Eduardo Leite assinou um termo de colaboração, para o desenvolvimento de projetos de inclusão socioprodutiva voltados à superação da pobreza. O Diagnóstico de Inclusão Socioprodutiva Gaúcho é uma das propostas feitas pelo Governo que abrange a fronteira do estado.
A iniciativa tem como objetivo, mapear as condições financeiras, econômicas e profissionais das famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). O levantamento será feito por meio da aplicação de um questionário. Ao todo, 10.358 questionários serão aplicados pela Cufa-RS em 133 municípios, selecionados com base em um processo de amostragem desenvolvido com o apoio técnico do Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG).
O levantamento permitirá identificar as principais áreas de vulnerabilidade e as necessidades específicas de cada região, fornecendo ao governo dados estratégicos para a formulação de políticas públicas voltadas à inclusão social, redução das desigualdades e melhoria da qualidade de vida da população.
Fundo Estadual
O Feaisp - Desenvolvimento Social, é destinado a financiar projetos que promovem assistência social, capacitação profissional, inclusão produtiva e desenvolvimento social. Os recursos são utilizados para estruturar e manter atividades produtivas, incluindo a criação de espaços físicos, aquisição de equipamentos, máquinas e matérias-primas, além de ações emergenciais.
Uma das principais fontes de financiamento do fundo vem da captação direta de empresas contribuintes do ICMS, que recebem incentivo fiscal de 100% sobre o imposto. No caso do projeto Emancipa Família Gaúcha, os recursos foram viabilizados por meio de doação da CPFL Energia.
Deixe seu comentário