Pé na História
Passeio “Pé na História” marcará Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Fellipe Medeiros/JC - Instituído pelo Decreto 54.608/2019, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural é celebrado anualmente no terceiro fim de semana de agosto.
O Sesc Uruguaiana participará da programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2025, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), com o passeio cultural “Pé na História”, no sábado, 16/8, das 9h às 11h. A atividade será guiada pelo historiador Dagoberto Alvim e terá concentração no Centro Cultural Dr. Pedro Marini (Rua Santana, 2680).
Após conversa inicial com os participantes, o tour percorrerá o centro histórico de Uruguaiana, passando pelo Museu Raul Pont, Museu Crioulo, Catedral de Sant’Ana, Bispado, Biblioteca, Praça do Barão do Rio Branco, Palácio Rio Branco (Prefeitura), Clube Comercial, Câmara de Vereadores (Palácio Borges de Medeiros) e encerrando na Antiga Exatoria.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Unidade do Sesc (Rua Flores da Cunha, 1984), pelo telefone (55) 3115-0007 ou WhatsApp (55) 99982-0446.
O Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2025 terá uma ampla programação gratuita em 120 municípios gaúchos, com mais de 500 atividades realizadas entre 16 e 17 de agosto, reunindo 144 agentes e instituições culturais. As ações incluem visitas guiadas, caminhadas, rodas de conversa, apresentações artísticas, exposições e atividades voltadas à valorização do patrimônio cultural material e imaterial dos gaúchos.
As comemorações começam na sexta-feira (15), às 19h, com o toque simultâneo de sinos de igrejas e tambores de terreiros em diversas cidades. Em Porto Alegre, a Casa de Cultura Mario Quintana receberá um espetáculo especial: um coro de 150 vozes, formado por integrantes de 27 corais da Federação de Coros do RS (Fecors), entoará canções populares do Estado sob regência de Eduardo Alves, ocupando janelas, passarelas e sacadas do prédio histórico.
Instituído pelo Decreto 54.608/2019, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural é celebrado anualmente no terceiro fim de semana de agosto. A iniciativa busca fomentar ações de educação patrimonial, preservação, proteção, valorização e salvaguarda do patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, por meio do Sistema Estadual de Cultura (SEC).
Deixe seu comentário