URUGUAIANA JN PREVISÃO

Segurança

Ações preventivas e rondas intensificam segurança no ambiente escolar

Divulgação - Ações conjuntas buscam garantir tranquilidade no ambiente escolar.

A segurança no ambiente escolar tem recebido atenção constante em Uruguaiana, com a intensificação das rondas e ações preventivas realizadas por diferentes órgãos de segurança pública do município. A atuação conjunta dos braços da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestra) – como a Guarda Municipal e os agentes de trânsito – visa garantir a tranquilidade de estudantes, educadores e famílias, tanto nas unidades da rede pública quanto privada de ensino. 

Como parte dessa política permanente, a Sestra mantém ativa a Patrulha Escolar (Paes), que realiza vigilância nos três turnos, manhã, tarde e noite, em escolas de diferentes regiões da cidade. A iniciativa, instituída na atual gestão, tem se consolidado como um pilar da proteção à comunidade escolar. 

Além da presença ostensiva, as equipes desenvolvem atividades educativas e preventivas. Agentes do setor de Educação para o Trânsito levam palestras e dinâmicas lúdicas a alunos e professores, promovendo a conscientização sobre temas como segurança viária, bullying e prevenção ao uso de drogas. O Grupo Tático de Apoio com Motos (GTAM) também participa dessas ações, utilizando as motocicletas como ferramenta de aproximação com os estudantes. 

No interior do município, a segurança das escolas é reforçada pela Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu), que atua em comunidades mais afastadas. O secretário Clemente Corrêa destaca que o planejamento das operações é adaptável às necessidades de cada região, utilizando com eficiência o efetivo de 170 guardas municipais e dos agentes de trânsito. 

Já por parte da Polícia Civil, o delegado Matheus Antunes, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), destaca que situações de atentados, crimes ou brigas são pouco frequentes em Uruguaiana. “Essas ocorrências são muito incomuns no município. Quando surgem, a Polícia Civil atua com rigor na apuração e, se necessário, na responsabilização dos envolvidos”, afirmou.  

O delegado também esclarece que, embora não exista um programa específico de patrulhamento policial contínuo nas escolas, as forças de segurança estão sempre à disposição para intervir e dar suporte sempre que acionadas. 

Caso isolado chama atenção 

Mesmo com o histórico de baixa incidência de casos graves nas instituições de ensino, situações pontuais seguem sendo monitoradas. No último sábado, 12/7, durante os preparativos para a festa julina da Escola Municipal Marília Sanchotene Felice, um adolescente portava um simulacro de arma de fogo, que seria usado em uma encenação teatral, e chegou a exibir o objeto após um desentendimento com outro aluno.  

A réplica foi imediatamente apreendida, e a situação foi controlada sem feridos.Os adolescentes foram entregues aos seus pais e seguirão sob acompanhamento da escola. 

Casos de violência doméstica caem 41% na cidade, aponta SSP Anterior

Casos de violência doméstica caem 41% na cidade, aponta SSP

PF deflagra operação contra fraudes em documentos náuticos Próximo

PF deflagra operação contra fraudes em documentos náuticos

Deixe seu comentário