URUGUAIANA JN PREVISÃO

Unanimidade

Assembleia aprova PEC que cria polícia penal no RS

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Os deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovaram na noite de terça-feira, 12/7, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 291/2021, do Poder Executivo, que institui a polícia penal no Rio Grande do Sul. A decisão foi unânime, com 45 votos a zero.

Agora, após aprovação em primeiro turno, a PEC da Polícia Penal precisa passar pelo segundo turno de votação, por ser uma emenda constitucional. Após, o projeto de lei deve ser encaminhado para apreciação do parlamento para a regulamentação da matéria.

Ao projeto original foram apresentadas três emendas: umas delas de autoria do deputado Tenente-coronel Zucco (Republicanos) e outros 23 parlamentares e duas do líder do governo, Mateus Wesp (PSDB). A primeira emenda apresentada pelo tucano foi retirada e substituída por outra, que acabou sendo aprovada por 43 votos favoráveis e dois contrários.

A emenda de Tenente-coronel Zucco, que contemplava todas as categorias profissionais que atuam no sistema penal, recebeu 26 votos favoráveis e oito contrários, mas não atingiu o número mínimo de votos para aprovação de uma PEC, que é de 33. O ex-líder do governo, Frederico Antunes (PP), sustentou que a proposta é inconstitucional e poderá gerar ações judiciais, frustrando as expectativas dos servidores. Outros parlamentares, como Sérgio Turra (PP), Guiseppe Riesgo (Novo) e Rodrigo Maroni (PSDB), reforçaram a argumentação.

Zucco, por outro lado, explicou que o objetivo de sua proposta é criar uma única identidade para a polícia penal e tratar de forma igualitária servidores que enfrentam riscos semelhantes. Com a rejeição da emenda de sua autoria, ele pediu aos deputados que aprovassem a segunda emenda apresentada pelo líder do governo por considerar que ela melhora o texto original.


PC incinera duas toneladas de drogas apreendidas no RS Anterior

PC incinera duas toneladas de drogas apreendidas no RS

Câmara aprova crédito para aplicativo contra abigeato Próximo

Câmara aprova crédito para aplicativo contra abigeato

Deixe seu comentário