URUGUAIANA JN PREVISÃO

AbigeApp

Câmara aprova crédito para aplicativo contra abigeato

A Câmara de Vereadores aprovou na Sessão Solene de terça-feira, 12/7, a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente de R$10.750, 00 destinado à contratação de serviço de licença de uso do aplicativo AbigeApp, um aplicativo com inteligência artificial contra furto de animais. Os recursos realocados são oriundos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude). O sistema será gerenciado pela Diretoria da Agricultura que é ligada a pasta do Desenvolvimento Econômico.

O aplicativo se trata de um banco de dados com armazenamento em nuvem, para o registro de marcas e sinais de animais - entre bovinos, equinos, ovinos - nas prefeituras municipais e sindicatos rurais. A tecnologia substitui os livros de papel usados hoje neste serviço. As autoridades de segurança pública utilizam um aplicativo com recursos de inteligência artificial para consultar o banco de dados de todas as Prefeituras que utilizam o serviço, identificar a propriedade dos animais apreendidos e agilizar a investigação em crimes de abigeato.

Conforme o titular da Secretaria, Rodrigo Santariano, a apresentação desse aplicativo foi feita no South Summit deste ano, em que a Semude participou em Porto Alegre. Após isso, a pasta entrou em contato com a empresa para analisar a viabilização da contratação e a partir daí iniciou o processo licitatório para contratação, que está em andamento.

Segundo Santariano, futuramente será aberto um prazo para todos os produtores recadastrarem suas marcas e seus sinais além de outros dados que hoje ainda não são necessitados. No entanto as informações serão obrigatórias justamente para que a polícia e outros órgãos de segurança tenham essas informações para consulta e até mesmo para verificações de animais em bretes ou em situação de roubo.

O Secretário ainda afirma que na região da fronteira oeste, Uruguaiana é a primeira cidade a implantar esse sistema, no entanto já existem outras cidades que estão em período de negociação.


Assembleia aprova PEC que cria polícia penal no RS Anterior

Assembleia aprova PEC que cria polícia penal no RS

CRPO Fronteira Oeste tem novo comandante Próximo

CRPO Fronteira Oeste tem novo comandante

Deixe seu comentário