URUGUAIANA JN PREVISÃO

Dia da não violência contra a mulher

Data incentiva denúncias de vítimas de violência

Divulgação/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

É lembrado anualmente, no dia 25 de novembro, o Dia Internacional para a não-Violência Contra as Mulheres. A data tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os casos de violência e tortura contra as mulheres e incentivar as vítimas a denunciar os agressores.

Segundo a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Caroline Huber, denúncia pode ser feita de diversas maneiras. Ao procurar a Delegacia da Mulher é feito o registro de ocorrência e a vítima pode solicitar a medida protetiva caso queira. A Deam dará à vítima a melhor orientação possível de como proceder após a denúncia e ter a proteção, no entanto o registro pode ser feito na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) nos horários não comerciais.

Além disso, a Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) e a Brigada Militar também podem atender ao chamado. A Central de Atendimento à Mulher recebe e repassa a ocorrência à Polícia Civil quando é feita a ligação pelo número 180. A Polícia Civil também possui um WhatsApp em que a vítima também pode entrar em contato solicitando ajuda através do (51) 9 8444-0606.

Ainda de acordo com a Delegada, a violência psicológica também é um crime e é importante denunciar e registrar a ocorrência inclusive dos casos menos graves. Ela afirma que "o feminicídio não acontece normalmente de uma hora para a outra. Existem uma serie de fatos que o precedem, a própria violência psicológica ameaças lesões menos graves e depois que podem vir a culminar o crime que é o que a gente sempre busca evitar". Conforme uma estimativa da Polícia Civil, somente 10% das vítimas chegam até a delegacia para registrar.

Em um levantamento intitulado "Percepções da população brasileira sobre feminicídio", realizada pelo Instituto Patrícia Galvão e Instituto Locomotiva, divulgado nesta terça-feira, 23/11, mostra que, em 2021, 30% das mulheres foram ameaçadas de morte pelo seu parceiro ou ex-companheiro e 1 em cada 6 mulheres já sofreu tentativa de homicídio. No total, 97% das pessoas entrevistadas concordam que mulheres que permanecem em relações violentas estão correndo risco de serem mortas e 87% entendem que terminar a relação é a melhor forma de acabar com o ciclo da violência doméstica e evitar o feminicídio.

A data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, que foi criada durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado na Colômbia. O dia foi escolhido em homenagem às irmãs Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.


Candidatos são convocados para etapas finais de ingresso Anterior

Candidatos são convocados para etapas finais de ingresso

Dois homens armados são presos na BR-290 Próximo

Dois homens armados são presos na BR-290

Deixe seu comentário