Papa Francisco, Liderança Espiritual Global: uma partida que ecoa no coração da humanidade
Operação Ágata
Exército divulga balanço nas faixas de fronteiras

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Coordenada pelo Ministério da Defesa, a Operação Ágata visa intensificar a presença do Estado nas regiões de faixa de fronteira e prevenir, controlar, fiscalizar e reprimir os delitos transfronteiriços. Tais como o tráfico de pessoas, drogas, armas e munições, bem como os crimes ambientais.
Em um trabalho conjunto com efetivos militares das Forças Armadas, órgãos de segurança pública e fiscalização federais e estaduais, o Exército Brasileiro atua nas regiões mais periféricas do território para coibir esses ilícitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira.
Durante as operações, o Exército Brasileiro realizou a apreensão de mais de seis toneladas de entorpecentes e prendeu cerca de 100 criminosos. O trabalho integrado vem aperfeiçoando as ações contra os ilícitos nas fronteiras, inclusive no combate aos crimes ambientais.
Até o início do último trimestre de 2021, tropas do Comando Militar do Sul, do Oeste, da Amazônia e do Norte já tinham realizado mais de uma centena de operações, com mais de 10 mil militares em ação. A área de operações corresponde a 27% do território nacional, onde estão situados 710 municípios, incluindo Uruguaiana. Dos 710 municípios, são 122 limítrofes e 588 não limítrofes.
A Força Terrestre realizou bloqueios de rodovias montados em pontos de provável entrada de ilícitos. Além disso, revistou embarcações por meio de milhares de missões de patrulhamento fluvial de norte a sul, em calhas de rios como o Rio Uruguai, na fronteira com a Argentina.
Deixe seu comentário